Quais são os riscos associados ao abandono do tratamento de endometriose?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Jordanna Sant’Anna Diniz e Moura
- +A
- -A
A endometriose é considerada uma doença crônica, o que significa que pode durar vários anos ou até mesmo a vida inteira. Por isso, é necessário que você mantenha o tratamento contínuo. Não tratar o problema ou interromper o tratamento cedo demais pode não apenas fazer com que os sintomas persistam, mas se tornem ainda mais complicados.
Riscos de abandonar o tratamento da endometriose
“Ao abandonar o tratamento da endometriose, você poderá sofrer com uma maior evolução da doença, com piora dos sintomas e aumento no grau de complexidade cirúrgica, caso haja necessidade deste tipo de intervenção”, informa a ginecologista Jordanna Sant’Anna Diniz.
A endometriose ocorre quando o tecido que reveste o interior do útero começa a aparecer fora da cavidade uterina, alcançando os órgãos da pelve (ovários, bexiga, intestinos, trompas). Ainda não se sabe ao certo os motivos que levam esse tecido a aparecer externamente e nem a cura definitiva. Mesmo assim, seguindo o tratamento adequado, com engajamento, você terá boas chances de anular os sintomas.
Sintomas e tratamentos da endometriose
Os principais sintomas da endometriose são dor em geral (cólica intensa constante, dor durante e após o ato sexual, dor para urinar e evacuar) e dificuldade para engravidar ou até mesmo infertilidade. Como não há cura, o foco do tratamento é amenizar o desconforto e, dependendo do caso, aumentar as suas chances de conseguir engravidar.
O tratamento da endometriose a ser adotado depende dos sintomas manifestados por você e da gravidade dos mesmos. Primeiramente, são recomendados medicamentos que controlam a dor e retardam a progressão da doença. Também pode ser indicado o tratamento cirúrgico (videolaparoscopia), caso o quadro esteja mais avançado.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Jordanna Sant’Anna Diniz e Moura
Ginecologia e Obstetrícia
CRM: 20813 / DF
- 10 comentários para "Quais são os riscos associados ao abandono do tratamento de endometriose?"
-
Lais
Quais são os riscos do abandono do tratamento?
-
Viviane
Eu faço o tratamento,só q parei uns 2 meses pra ver se voltava a mestruar…mas minhas dor voltou,constantemente.E voltei a mestruar, mas ficou desregulado, teve mês q veio 3 vezes…aí voltei ao médico e pediu pra mim voltar a tomar o remédio, voltei a tomar é aí minhas dores melhorou, mas parei de mestruar,..Pode ficar sem mestruar por muito tempo???
-
juliana
Olá..Boa noite!Fui operada de endometriose pela segunda vez em 1 ano. E desde a primeira cirurgia, faço tratamento com o hormônio Dienogeste, ou seja, já tomo há mais de 1 ano e 4 meses.Gostaria de saber, se tem um tempo determinado para o tratamento, e se há algum risco pra saúde tomar muito tempo?
-
Renata Almeida
Por quanto tempo dura o tratamento?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Renata. A especialista Dra. Jordanna Sant’Anna Diniz e Moura afirma que, a endometriose é considerada uma doença crônica, o que significa que pode durar vários anos ou até mesmo a vida inteira. Por isso, é necessário que você mantenha o tratamento contínuo. Cada paciente possui sua particularidade e a duração do tratamento pode variar de acordo com a particularidade de cada um. Buscar atendimento com o especialista é de suma importância para identificar o tratamento adequado para você. Até breve.
-
Marta
Bom dia!Eu tenho endometriose tomo remédio mas as dores são constantes e não passa o que devo fazer.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Marta. Agradecemos por compartilhar seu relato conosco. Só é possível indicar o tratamento adequado para você diante de uma consulta presencial com o ginecologista. Sugerimos que converse com seu médico para que ele possa ter ciência dos seus sintomas e assim se necessário readequar o tratamento ou indicar um novo. Até a próxima.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.