Como é o processo de recuperação de uma laparoscopia?


  • +A
  • -A

A endometriose é caracterizada pela presença do tecido encontrado no útero em locais fora da cavidade uterina. O problema é bastante incômodo para as mulheres afetadas, já que causa dores fortes e pode levar à infertilidade. Para tratar a doença, alguns médicos costumam recomendar a realização de uma cirurgia chamada laparoscopia.

A laparoscopia é uma cirurgia feita sob anestesia e, segundo a ginecologista Cláudia Navarro, considerada minimamente invasiva. A mulher recebe pequenos furos na região do abdômen para que, em seguida, o cirurgião possa ressecar e remover os pedaços do endométrio que estão em locais inapropriados. Em alguns casos mais graves, também pode ser necessário remover alguns órgãos afetados pelo tecido endometrial.

 

Mulher pode trabalhar depois de uma semana de repouso

 

Segundo a médica, o processo de recuperação da cirurgia pode variar de acordo com cada paciente: “O período médio de repouso indicado é de uma semana e, durante esse tempo, a mulher deve evitar esforços físicos”. Mesmo recebendo alta no primeiro dia, somente depois de sete dias é que a mulher poderá voltar a fazer exercícios físicos leves, dirigir e trabalhar.

O repouso é necessário para dar o tempo que o corpo precisa para cicatrizar. Se tudo for feito da maneira correta, a paciente não terá complicações, como infecções, e sentirá menos dor.

 

Laparoscopia é alternativa ao tratamento hormonal

 

A indicação da laparoscopia é feita, de acordo com a ginecologista, para as mulheres que não tiveram uma melhora significativa dos sintomas apenas com o tratamento hormonal. No entanto, mesmo depois da cirurgia, o uso de medicações pode ser indicado por alguns meses, para impedir a volta da endometriose, principalmente nos casos mais graves.

 

Dra. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos é ginecologista e obstetra, com ênfase em Reprodução Assistida, graduada e especializada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). CRM-MG: 21198

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
endometriose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Como é o processo de recuperação de uma laparoscopia?"

Laura Ferreira

Bom dia!Já fiz 2 Laparoscopia…preciso fazer a terceira…é um risco pro meu corpo? Tosa fez q faço tem mudanças nos meus órgãos?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Laura, conforme informado na matéria a laparoscopia é uma cirurgia feita sob anestesia e, segundo a ginecologista Cláudia Navarro, considerada minimamente invasiva. Em alguns casos mais graves, também pode ser necessário remover alguns órgãos afetados pelo tecido endometrial. Se tudo for feito da maneira correta, a paciente não terá complicações, como infecções, e sentirá menos dor. No entanto, mesmo depois da cirurgia, o uso de medicações pode ser indicado por alguns meses, para impedir a volta da endometriose, principalmente nos casos mais graves. Converse com seu médico para que ele possa esclarecer melhor suas duvidas diante de uma consulta presencial. Boa sorte no tratamento!

Laura Ferreira

Quero agradecer a Dra. Cláudia Navarro pela atenção em minha dúvida sobre a Laparoscopia.O meu muito obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Laura, ficamos felizes por saber que conseguimos de alguma forma auxilia-lá. Lembrando que é imprescindível o acompanhamento junto com o profissional especializado. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.