Pílula anticoncepcional ajuda a prevenir a endometriose?


  • +A
  • -A

Os anticoncepcionais hormonais orais, também chamados de pílulas anticoncepcionais são esteroides (compostos que conseguem se dissolver em gordura) utilizados isoladamente ou em associação, com a finalidade básica de impedir a gravidez.

Além de interromper a gravidez, existem outras condições que podem ser melhoradas com o uso prolongado da pílula, como por exemplo a dismenorreia (cólica antes ou durante a menstruação), a enxaqueca, a menorragia (aumento excessivo da quantidade do fluxo menstrual), a endometriose, a dor pélvica (região abaixo do abdome), o mioma e a adenomiose (endométrio cresce na parede uterina).

No caso da endometriose, as pílulas anticoncepcionais podem ser administradas em forma de ciclos ou contínua. A recomendação é de que quando o uso em forma de ciclos não causar melhora dos sintomas da doença, a administração em forma contínua pode ser uma alternativa efetiva e segura.

Referências:

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Central Saudável Saber

Central Saudável Saber

Clínica Médica

CRM: /

TAGS
endometriose
pilula-anticoncepcional

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

5 comentários para "Pílula anticoncepcional ajuda a prevenir a endometriose?"

Francisca

Sinto muita dor mesmo tomando a pílulas. Tem mês que sinto o mês inteiro .o que devo faser?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Francisca, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/endometriose/compressas-quentes-aliviar-endometriose
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

lucia

faz um ano que faço tratamento tomando anticoncepcional sem para , as vezes fico na duvida se deveria procurar outro medico , a medica mim falou que tenho endometriose só pra ter certeza se o tratamento estar realmente correto . O cuidado pela vida poderia mim ajudar nessa questão ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lucia, alguns casos de endometriose podem responder apenas ao tratamento medicamentoso para controle da dor e progressão da doença. Se você está insegura, converse com a médica que te acompanha, assim ela poderá esclarecer suas dúvidas e te orientar. Abraços.

Nathalia

Olá, gostaria de saber se pode acontecer o contrário, se o anticoncepcional pode piorar a endometriose?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.