O que pode acontecer se uma mulher com endometriose engravidar?

  • +A
  • -A

A endometriose é uma doença marcada pelo crescimento do tecido que reveste o útero internamente – chamado de endométrio – em outros locais do corpo feminino. Um dos maiores desafios dessa condição é a dificuldade que as pacientes enfrentam para conseguir engravidar. Mas, e quando a mulher fica grávida? O que acontece com a endometriose e seus sintomas?

Sintomas da endometriose diminuem na mulher grávida


Segundo a ginecologista Fernanda Torras,
quando a paciente engravida, a tendência é que os sintomas reduzam consideravelmente. “Após o sucesso na gestação, a doença não costuma se manifestar durante o ciclo gravídico, sendo apresentada melhora dos sintomas no segundo e no terceiro trimestres”, informa a médica. 

A diminuição na intensidade dos sintomas da endometriose ocorre por causa da ação do hormônio progesterona sobre os focos da doença, além do fato da gestação inibir a menstruação. Vale lembrar que a condição não gera complicações para a mulher na gravidez, como explica a especialista: “Não há riscos e nem evidências para maior risco gestacional ou fetal na mulher portadora de endometriose que engravidou”.

Por outro lado, após a gestação, as manifestações da doença podem voltar, de acordo com Dra. Fernanda. Por isso, é importante se consultar regularmente com um ginecologista e ficar atento aos sinais e sintomas do problema, como dor abdominal, dor durante a menstruação, dor nas relações sexuais e sangramentos irregulares. 

Pacientes com a doença sempre conseguem engravidar?


É importante destacar que
nem todas as mulheres com endometriose conseguem engravidar. As chances dependem do grau da condição. “Se a doença acomete útero, ovários e tubas uterinas, pode ocorrer prejuízo na ovulação, fecundação e implantação, trazendo infertilidade. Nos casos mais leves e sem este tipo de comprometimento, a fertilidade não está prejudicada”, afirma a ginecologista. 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Fernanda Torras

Dra. Fernanda Torras

Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 130332 / SP

TAGS
endometriose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que pode acontecer se uma mulher com endometriose engravidar?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.