AchèAchè
    search
    Título

    O que é menstruação retrógrada?

    Uncategorized

    Por

    A menstruação retrograda é a mais conhecida e a mais aceita hipótese de causas da endometriose. Sua teoria foi proposta por Sampson em 1927, que explica as alterações que ocorrem durante a menstruação.

    Segundo essa teoria, o sangue menstrual que contem fragmentos do endométrio sofre de maneira retrógrada, ou seja, se opõe ao processo natural da menstruação e ocasiona um refluxo destes fragmentos para as tubas uterinas atingindo a cavidade peritoneal, órgãos pélvicos e abdominais.

    Os fragmentos são implantados nestes locais devido ser um ambiente hormonal favorável e com fatores imunológicos presentes, não sendo capazes de eliminar as células endometriais deste local impróprio. Durante a ovulação, estas células podem sofrer estímulos que causam dor, porém não evoluem para complicações.

    A maioria das mulheres apresenta a menstruação retrógrada, porém só uma parcela pode desenvolver a doença. Nas mulheres que não possuem endometriose o sistema imunológico elimina esses fragmentos de forma adequada, não ocasionando a doença.

    Referências:

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes