O que é menstruação retrógrada?


  • +A
  • -A

A menstruação retrograda é a mais conhecida e a mais aceita hipótese de causas da endometriose. Sua teoria foi proposta por Sampson em 1927, que explica as alterações que ocorrem durante a menstruação.

Segundo essa teoria, o sangue menstrual que contem fragmentos do endométrio sofre de maneira retrógrada, ou seja, se opõe ao processo natural da menstruação e ocasiona um refluxo destes fragmentos para as tubas uterinas atingindo a cavidade peritoneal, órgãos pélvicos e abdominais.

Os fragmentos são implantados nestes locais devido ser um ambiente hormonal favorável e com fatores imunológicos presentes, não sendo capazes de eliminar as células endometriais deste local impróprio. Durante a ovulação, estas células podem sofrer estímulos que causam dor, porém não evoluem para complicações.

A maioria das mulheres apresenta a menstruação retrógrada, porém só uma parcela pode desenvolver a doença. Nas mulheres que não possuem endometriose o sistema imunológico elimina esses fragmentos de forma adequada, não ocasionando a doença.

Referências:

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Central Saudável Saber

Central Saudável Saber

Clínica Médica

CRM: /

TAGS
endometriose
menstruacao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que é menstruação retrógrada?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.