Qual a importância do médico analisar todos os sintomas da paciente com endometriose e não apenas os mais comuns?


  • +A
  • -A

O quadro da endometriose apresenta uma variedade de sintomas que vai além daqueles mais conhecidos, tidos como principais. Todos eles influenciam na qualidade de vida da paciente, o que significa que devem receber a mesma importância e atenção pelo médico especialista que estiver à frente do tratamento. 

Sintomas em um quadro de endometriose


“Os sintomas principais da endometriose são a cólica, dor durante a relação sexual e
dificuldade para engravidar. Porém, outras queixas também devem ser analisadas pelo médico, pois cada uma poderá exigir uma abordagem de tratamento específica”, afirma o ginecologista Alexandre Brandão. 

Segundo o especialista, incômodos como queixa intestinal, dor para evacuar durante a menstruação e dor ao urinar repetidamente (de cinco a seis vezes no ano) são outros sinais menos conhecidos que também são importantes. “Essa dor ao urinar muitas vezes é entendida pela paciente como uma infecção urinária, o que atrapalha o diagnóstico correto. Quando o médico suspeita desse sintoma e faz os exames necessários, consegue precisar a causa”, explica o médico. 

Diferentes medidas do tratamento contra endometriose


Outro sinal comum da endometriose apontado pelo ginecologista é a presença de dor e nódulos nos músculos da pelve. Para que este incômodo seja amenizado, o tratamento indicado é a fisioterapia. Porém, essa não é a única medida recomendada no tratamento geral da endometriose. “A endometriose é uma doença multidisciplinar”, afirma Brandão.

 

As medidas de tratamento mais conhecidas são o uso de medicamentos (hormônios) e a cirurgia para retirar o endométrio que nasce fora do útero. Mas mesmo as duas podem não ser o suficiente. “Uma paciente pode fazer cirurgia e continuar sentindo os sintomas, pois para ficar 100% é preciso atuar em todas as frentes. Além da fisioterapia, também pode ser necessário estabelecer uma dieta especial e acompanhamento psicológico”, finaliza o especialista. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Alexandre Brandão Sé

Dr. Alexandre Brandão Sé

Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 15796 / DF

TAGS
endometriose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Qual a importância do médico analisar todos os sintomas da paciente com endometriose e não apenas os mais comuns?"

Laiane

Amei,as informações, além de ser importantes, vão me ajudar muito futuramente, com os meus planos de ser Dr.Laiane:Futuramente falando.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Laiane. Agradecemos por seu comentário! Continue conosco para acompanhar todas as nossas publicações. Abraços!

Nilma

Fui diagnostica com endometriose, pelo meu médico, durante a gravidez. Sentia dores fortes no abdômen. É comum um diagnóstico neste período? Após o nascimento da minha filha, comecei a tomar remédios específicos para endometriose e não menstruo mais. Sempre tive muitas dores muito fortes durante o período menstrual, cólica, dor muito forte nas pernas nas costas, a ponto de ficar impossibilitada para o trabalho. Mas os médicos diziam que era “normal da menstruação”. Meus últimos exames deram bons resultados, mas mesmo sem menstruar ainda sinto dores, não tão fortes, mas sinto, infelizmente. O que poderia fazer para um melhor resultado?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Nilma. Conforme alguns especialistas, existe uns exames laboratoriais que podem ajudar no diagnóstico da endometriose. Ficamos felizes que já esteja em tratamento, é importante seguir todas as orientações do médico. Aconselhamos que busque o profissional com quem está fazendo o acompanhamento, pois ele conseguirá esclarecer todas as suas dúvidas. Desejamos melhoras e abraços a você e a sua bebê! Segue o link de uma matéria que pode interessar você. https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/endometriose/exames-imagem-diagnostico-da-endometriose

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.