A partir de qual idade a endometriose pode se manifestar?

  • +A
  • -A

Os estudos apontam que, em média, a endometriose costuma se manifestar nas mulheres que estão na casa dos 30 anos de idade, porém, na prática, os primeiros sintomas da doença podem aparecer desde a pré-adolescência, na primeira menstruação, até pouco antes da menopausa, com a última menstruação.

“A endometriose, segundo vários estudos, está associada ao período reprodutivo da mulher, o qual compreende diversas fases da vida. A doença se relaciona com a presença do estímulo do hormônio estrogênio”, informa o ginecologista Alexandre Brandão Sé. Os principais sintomas do quadro são dor e irregularidades menstruais.

 

Importância do diagnóstico precoce

 

Quando os sintomas surgem precocemente, muitas vezes há um atraso no diagnóstico que exige um aumento da vigilância sobre as adolescentes. Isso, evidentemente, é ruim, pois quanto mais tarde for descoberto o problema, maiores as chances dele progredir. Com o início tardio do tratamento, a saúde da paciente pode ficar mais comprometida, com chances maiores de complicações como a infertilidade.

“Nos últimos anos tem ocorrido uma atenção maior em relação às adolescentes. A ideia é atuar preventivamente para não comprometer o futuro reprodutivo delas. Portanto, quanto antes feito o diagnóstico e tratamento, melhores resultados teremos no que compete à qualidade de vida e fertilidade das mulheres portadoras de endometriose”, explica a ginecologista Jordanna Sant’Anna.

 

Tratamento da endometriose

 

O tratamento a ser adotado vai depender de alguns fatores, como idade da mulher e gravidade do quadro. É possível que o problema seja controlado apenas com medicamentos. Em casos mais complicados, podem ser necessários procedimentos cirúrgicos, com retirada dos focos da doença ou até mesmo do útero e dos ovários, em casos extremos.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Alexandre Brandão Sé

Dr. Alexandre Brandão Sé

Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 15796 / DF

Dra. Jordanna Sant’Anna Diniz e Moura

Dra. Jordanna Sant’Anna Diniz e Moura

Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 20813 / DF

TAGS
endometriose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "A partir de qual idade a endometriose pode se manifestar?"

Mariana

Comecei a menstruar com 13 anos, e eu me lembro que aos 18 anos passei uma vergonha tão grande que me lembro como se fosse hoje: eu tinha ido a uma missa com meu namorado na época e minha menstruação estava descendo. O fluxo estava tão grande que não só passou pra calcinha como passou pra calça e depois pra cadeira o de eu estava sentada. Minha nossa, foi aquela vergonha… Meu namorado emprestou um casaco pra tampar a sujeira. Acho que os sintomas da endometriose começaram nessa época.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.