Quais são os exercícios físicos indicados para quem tem endometriose?


  • +A
  • -A

A endometriose atinge cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva, segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), e tem as fortes cólicas menstruais como um dos seus principais sintomas. Para ajudar a amenizar esse desconforto causado pela doença, as pacientes podem recorrer aos exercícios físicos.

“Ao liberar endorfina, a atividade física melhora o limiar da dor das pacientes. É importante ressaltar ainda que os exercícios são importantes para promover saúde e qualidade de vida, independentemente de qualquer doença”, afirma o ginecologista e obstetra Alexandre Brandão Sé.

Exercícios aeróbicos podem melhorar a dor da endometriose


De acordo com a fisioterapeuta e especialista em saúde da mulher Samantha Figueiredo Frota Fernandes, a dor é uma experiência subjetiva que pode abranger fatores físicos, como no caso das mulheres com endometriose, e aspectos emocionais, culturais e individuais. Para ela, as pacientes com endometriose podem se beneficiar dos exercícios físicos.

“A verificação constatada é que a aplicação de programas multidisciplinares, predominando a prescrição de exercícios aeróbicos, de fortalecimento e de alongamento, em um protocolo de exercícios domiciliares, apresenta melhora efetiva no limiar de dor”, explica Samantha. Por outro lado, qualquer atividade que aumentar a dor deve ser evitada.

Conheça outras medidas para o tratamento da dor


No entanto, é preciso destacar que os exercícios físicos são um complemento ao tratamento. É fundamental procurar o
auxílio de um ginecologista para conhecer outras medidas para aliviar a dor e os outros sintomas e frear o avanço da doença. O tratamento pode ser feito com medicações, como analgésicos, e cirurgia, mas o uso de compressas de água quente também é indicado para amenizar a dor da endometriose.

 

Foto: Shutterstock

Dados da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo): https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/126-endometriose-e-fiv?highlight=WyJlbmRvbWV0cmlvc2UiXQ==

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Alexandre Brandão Sé

Dr. Alexandre Brandão Sé

Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 15796 / DF

Samantha Figueiredo Frota Fernandes

Samantha Figueiredo Frota Fernandes

Fisioterapia

CRM: CREFITO-11 64219-F / DF

TAGS
endometriose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são os exercícios físicos indicados para quem tem endometriose?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.