Quais são os exercícios físicos indicados para quem tem endometriose?

  • +A
  • -A

A endometriose atinge cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva, segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), e tem as fortes cólicas menstruais como um dos seus principais sintomas. Para ajudar a amenizar esse desconforto causado pela doença, as pacientes podem recorrer aos exercícios físicos.

“Ao liberar endorfina, a atividade física melhora o limiar da dor das pacientes. É importante ressaltar ainda que os exercícios são importantes para promover saúde e qualidade de vida, independentemente de qualquer doença”, afirma o ginecologista e obstetra Alexandre Brandão Sé.

Exercícios aeróbicos podem melhorar a dor da endometriose


De acordo com a fisioterapeuta e especialista em saúde da mulher Samantha Figueiredo Frota Fernandes, a dor é uma experiência subjetiva que pode abranger fatores físicos, como no caso das mulheres com endometriose, e aspectos emocionais, culturais e individuais. Para ela, as pacientes com endometriose podem se beneficiar dos exercícios físicos.

“A verificação constatada é que a aplicação de programas multidisciplinares, predominando a prescrição de exercícios aeróbicos, de fortalecimento e de alongamento, em um protocolo de exercícios domiciliares, apresenta melhora efetiva no limiar de dor”, explica Samantha. Por outro lado, qualquer atividade que aumentar a dor deve ser evitada.

Conheça outras medidas para o tratamento da dor


No entanto, é preciso destacar que os exercícios físicos são um complemento ao tratamento. É fundamental procurar o
auxílio de um ginecologista para conhecer outras medidas para aliviar a dor e os outros sintomas e frear o avanço da doença. O tratamento pode ser feito com medicações, como analgésicos, e cirurgia, mas o uso de compressas de água quente também é indicado para amenizar a dor da endometriose.

 

Foto: Shutterstock

Dados da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo): https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/126-endometriose-e-fiv?highlight=WyJlbmRvbWV0cmlvc2UiXQ==

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Alexandre Brandão Sé

Dr. Alexandre Brandão Sé

Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 15796 / DF

Samantha Figueiredo Frota Fernandes

Samantha Figueiredo Frota Fernandes

Fisioterapia

CRM: CREFITO-11 64219-F / DF

TAGS
endometriose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Quais são os exercícios físicos indicados para quem tem endometriose?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.