Engravidar após os 30 anos é um fator de risco para endometriose?

  • +A
  • -A

Existem alguns fatores de risco para que uma mulher desenvolva endometriose, doença comum que causa muito desconforto, especialmente dor (abdominal, nas costas, pélvis, reto, vagina, durante a relação sexual). Um desses fatores é a gestação tardia, quando a mulher engravida pela primeira vez após os 30 anos de idade. 

Primeira gravidez tardia e endometriose 


“A primeira
gestação tardia é um dos fatores de risco para endometriose, pois há mais ciclos menstruais ao longo da vida até a primeira gravidez. Quando comparamos as mulheres de hoje em dia com as de décadas atrás, percebemos que, atualmente, elas têm menor quantidade de filhos, engravidam mais tarde e amamentam por menos tempo, o que contribui para mais menstruações e maior risco de endometriose”, explica a ginecologista Fernanda Torras.

Como não é possível que todas as mulheres tenham a primeira gestação na idade “ideal”, em termos biológicos – seja por fatores socioeconômicos ou por opção de um estilo vida sem filhos durante a juventude – é interessante que se busque focar nos outros fatores de risco da doença, para diminuir as chances de sofrer com o problema. 

Medidas preventivas e tratamento medicamentoso


“Por mais que não seja possível sempre ter a primeira gravidez ainda jovem, podemos controlar os fatores modificáveis para endometriose, como por exemplo: tabagismo, obesidade e estresse. Além disso, é recomendado o
uso de anticoncepcionais para bloquear ciclos menstruais em casos de evidências de endometriose inicial”, afirma a médica.

Evitar os fatores de risco é necessário como prevenção e tratamento. No último caso, também é preciso que a paciente aposte no uso de medicamentos específicos, capazes de amenizar os sintomas do quadro. Esse tipo de remédio é composto por hormônios que ajudam nesse controle da dor causada pelas lesões da endometriose. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Fernanda Torras

Dra. Fernanda Torras

Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 130332 / SP

TAGS
endometriose
gravidez

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Engravidar após os 30 anos é um fator de risco para endometriose?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.