Superando a endometriose: Você sabia que o tratamento pode te ajudar a ter uma vida normal?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Edilson Ogeda
- +A
- -A
A endometriose é uma doença que atinge muitas mulheres até a chegada da menopausa. É caracterizada pelo crescimento do endométrio, tecido encontrado dentro do útero, em outros órgãos, como bexiga, ovários e intestino. No entanto, com o tratamento adequado, o diagnóstico da endometriose não impede a paciente de ter uma vida normal.
Sintomas da endometriose podem ser eliminados com medicações
“A estratégia terapêutica pode ser cirúrgica, medicamentosa ou ambas, sempre tendo o ginecologista como o principal responsável pelo diagnóstico e tratamento, que muitas vezes, é multidisciplinar”, afirma o ginecologista e obstetra Edilson Ogeda. O tratamento medicamentoso visa a regressão do tecido endometrial e utiliza análogos do hormônio liberador de gonadotrofina, progesterona e contraceptivos orais combinados.
Boa parte das mulheres consegue reduzir a dor causada pela endometriose com o uso de medicamentos, mas outras podem ter falha no tratamento necessitando da associação de analgésicos. O problema também provoca fadiga, dor ao urinar e evacuar, durante a relação sexual e dor na região pélvica associada ou não ao ciclo menstrual.
Endometriose não tratada pode causar infertilidade
De acordo com Ogeda, com o fim do tratamento, uma parte das pacientes fica livre da endometriose e de seus sintomas para o resto da vida. No entanto, há casos em que a doença volta a se manifestar. É por isso que o tratamento individualizado, feito de maneira completa e ampla, é tão importante, já que ajuda a diminuir os riscos de reincidência.
Buscar o atendimento médico precocemente é importante para garantir o sucesso do tratamento e evitar complicações da endometriose. Sem as medidas adequadas, a doença pode evoluir e piorar, tornando a dor constante e intensa e até mesmo causar infertilidade.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Edilson Ogeda
Ginecologia e Obstetrícia
CRM: 67091 / SP
- 9 comentários para "Superando a endometriose: Você sabia que o tratamento pode te ajudar a ter uma vida normal?"
-
Francielma
Graças ao meu bom Deus, estou curada de ENDOMETRIOSE. Fiz tratamento à 16 anos atrás. E depois do tratamento Deus me abençoou com três filhos. Tenho uma vida normal, graças a Deus e ao ginecologista que me atendeu, Dr. Gisleno Feitosa.
-
Beatriz
Olá!Eu descobrir a endometriose aproximadamente há uns 7 meses,tenho sofrido muito,com fortes dores.Passei por vários anticoncepcionais,sendo que nenhum dos quais que tomei deram certos,sempre estando com sangramento e fortes dores.No momento estou tomando depoprovera 150mg,realmente o sangramento cortou,Mas as dores intensas continuam!Eu ando muito deprimida,pois durmo com dores e amanheco com dores!Estou desesperada!Por favor mê dêem uma opinião!Pois já passei por vários médicos,e ñ consigo resolver de vez,meu problema!
-
Graça Santos
Olá pessoal, tenho 52 anos dois filhos parto normal, descobri a endometriose quando tinha 29 anos, sofri muito com fortes dores de gritar mesmo, até descobrir que era endometriose nao foi facil. Fiz uma retirada parcial do utero e de um ovario, a endometriose deixou um estrago em mim, ela formou uma fibrose do tamanho de uma boa de pingue pongue, atras do utero comprimindo meu reto, não tinha mais passagem das fezes nem de gases, atingiu minha bexiga e meu ovario, ao mesmo tempo que fiz retirada do utero fiz uma colostomia que me salvou pois nem conseguia mais me alimentar. Estou aguardando pacientemente a redução desta fibrose para reverter meu caso me livrando da colostomia. Estou em tratamento desde a época, ultimamente estou sangrando levemente sempre no inicio do mes dura um ou dois dias e com alguns coágulos ja fiz varios exames e deu que ainda a endometriose esta ativa!! não posso me livrar da colostomia sem curar de vez a endometriose. Conselho que dou a todas as mulheres, sentiu dor desconforto menstrual vai ao medico de sua confiança, infelizmente é uma doença que esta se tornando comum entre nos.Abraços
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.