Endometriose: Quais são os principais sintomas da doença?

  • +A
  • -A

A endometriose se caracteriza pela implantação do endométrio, mucosa que reveste o interior do útero, fora da cavidade endometrial. Há vários sintomas relacionados à doença crônica e os mais comuns são: sangramento transvaginal excessivo, dor pélvica severa, cólicas menstruais com piora progressiva e incapacitantes, dor durante a relação sexual, alterações intestinais ou miccionais, principalmente durante o período menstrual, e infertilidade.

Diagnóstico e relação da endometriose com infertilidade


“Esses sinais comuns nas mulheres com endometriose podem muitas vezes estar presentes, mas sem necessariamente estarem associados à doença. Para que possamos confirmar o diagnóstico, devemos associar exame físico, queixa clínica da paciente, anamnese detalhada e exames complementares”, afirma a ginecologista Elisabete Pinheiro.

A endometriose pode causar infertilidade pela influência hormonal no processo de ovulação e na implantação do embrião. “Pode prejudicar a liberação do óvulo dos ovários em direção às trompas; interferir no transporte do óvulo pela trompa e no desenvolvimento embrionário; provocar alterações no desenvolvimento da gestação; e aumentar a taxa de abortamento”.

Causas e tratamentos da endometriose


As causas da endometriose ainda não são muito claras. O que existe hoje são teorias a respeito de sua origem. Uma das mais aceitas é a da menstruação retrógrada, que acontece quando o sangue menstrual, ao invés de sair do útero pela vagina, segue em direção às trompas de Falópio e cavidade pélvica, espalhando-se na pelve. Com isso, as células do endométrio se implantam nas estruturas locais, como trompas, ovários, ligamentos uterinos, intestino e bexiga.

O tratamento da endometriose vai de acordo com fatores como estadiamento da doença, idade, infertilidade e desejo de engravidar. O tratamento medicamentoso, semestral e contínuo, é adotado muitas vezes, com boas chances de eliminar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Em casos específicos, quando o estágio é considerado avançado, indica-se o tratamento cirúrgico. “Mesmo quando se opta por videolaparoscopia cirúrgica, a paciente deve manter seguimento médico, já que as lesões e queixas podem retornar, tendo em vista que se trata de uma doença crônica”.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Elisabete Pinheiro

Dra. Elisabete Pinheiro

Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 52730599 / RJ

TAGS
endometriose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

7 comentários para "Endometriose: Quais são os principais sintomas da doença?"

Márcia Aurora

Gostaria de saber os sinais

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Márcia,
Há vários sintomas relacionados à doença crônica e os mais comuns são: sangramento transvaginal excessivo, dor pélvica severa, cólicas menstruais com piora progressiva e incapacitantes, dor durante a relação sexual, alterações intestinais ou miccionais, principalmente durante o período menstrual, e infertilidade.
Abraços

Maria Rosaria dos santos

Fiquei 8meses sem menstruar,depois ficou um mês direto sangrando muito como hemorragia.Parou um mês e voltou este mês já estou a quinze dias como se fosse sangue pisado e com cólicas e muita dor

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria, esse longo período de menstruação não é comum. Recomendo que você procure um médico ginecologista para avaliar o seu caso. Abraços

katia felix da silva

boa noite eu desconbrir que tenho endenetriose no ovario bixiga e na alca do intestino faco tratamento com pietro mais mesmo tomado o remedio eu continuo com sanguamento escuro mais e pouco mais sair todos dia isso enormal?

Luciana cristina

Olá meu fluxo é igual hemorragia sinto muitas dores meu utero parece que vai sair muita dor no intestino sinto varios sintomas muita dor nas pernas e dói tudo em mim ,dei hemorragia e fiquei dois meses mestruada e agora vem todo mes mas sem data certa estou aguardando a varios meses pela retirada de um polido do endométrio estou com medo de ter virado endometriose sera que pode ser possível o medico do posto não resolve o meu problema fala que eu tenho que esperar quando a secretária de saúde liberar a curetagem mas estou cada mes pior o que faço pode ter virado endometriose?Desde ja agradeço

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Luciana, o mais importante é continuar buscando ajuda profissional, somente o médico especialista pode indicar o melhor tratamento amenizando as dores e sintomas melhorando a sua qualidade de vida. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.