Quanto tempo demora para descobrir se tem endometriose?


  • +A
  • -A

Apesar do impacto pessoal, social, profissional e até mesmo financeiro que a endometriose é capaz de ocasionar na vida de suas portadoras, muitas mulheres desconhecem o diagnóstico. Infelizmente, alguns sinais e sintomas provocados pela doença são tidos como corriqueiros, fazendo com que uma parcela significativa de mulheres deixe de buscar por avaliação médica para investigação ou deixe de comentar com seu médico a respeito.

Neste contexto, a falta de conhecimento e informação faz com que muitas mulheres acreditem que os sinais e sintomas apresentados são normais, gerando uma despreocupação sobre o que está acontecendo e atrasando ainda mais a possibilidade do diagnóstico que por si só já é difícil de ser realizado.

Em nosso país, em consequência a este cenário, uma mulher com endometriose demora 7 anos, em média, para ser diagnosticada com a doença, se considerarmos o tempo transcorrido desde o início dos sinais e sintomas.

Portanto, conhecer os principais sinais e sintomas relacionados à endometriose é fator fundamental para que o diagnostico seja realizado o mais precocemente possível. Lembre-se que dor em forma de cólica, dor durante a relação sexual, cólica menstrual intensa, sangramento menstrual excessivo, dor para urinar e/ou evacuar, sangramentos intestinais e/ou urinários durante o período menstrual e dificuldade para engravidar podem estar relacionados à endometriose e merecem atenção.

Referências:

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Central Saudável Saber

Central Saudável Saber

Clínica Médica

CRM: /

TAGS
endometriose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quanto tempo demora para descobrir se tem endometriose?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.