Como saber se tenho endometriose? Médico aponta principais sintomas


  • +A
  • -A

A endometriose é uma doença caracterizada pelo crescimento inadequado de tecido endometrial (que reveste a parte interna do útero) fora da cavidade uterina. Ela pode se apresentar por meio de diversos sintomas ou até mesmo ser assintomática. Por isso, é fundamental que a mulher esteja em dia com sua avaliação médica e exames ginecológicos de rotina.

 

Diagnóstico e principais sintomas da endometriose

 

“Os exames mais utilizados para o diagnóstico da endometriose são a ultrassonografia pélvica transvaginal, dosagem de marcadores, ressonância magnética, colonoscopia e cistoscopia. Outra opção é a laparoscopia, uma cirurgia que permite o diagnóstico, a definição de estágio e o tratamento inicial da doença”, informa o ginecologista Márcio Sakita.

Dentre os sintomas da endometriose, o médico destaca os seguintes: cólicas menstruais intensas; dor durante as relações sexuais; dor difusa ou crônica na região pélvica; fadiga crônica e exaustão; sangramento menstrual intenso ou irregular; alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação; e dificuldade para engravidar ou até mesmo infertilidade.

 

Tratamento da endometriose pode ser feito com medicamentos ou cirurgia

 

Como a doença costuma ter evolução progressiva, a mulher deverá procurar o tratamento o mais breve possível. São dois os tipos de tratamento: o que utiliza medicamentos e a cirurgia. Ambos podem ser utilizados de forma integrada. “Cada um deles tem sua indicação e riscos. O ginecologista deve recomendar a melhor opção baseado na idade da paciente, nos sintomas, na gravidade da doença, no desejo reprodutivo, na presença de comorbidades associadas e, se for o caso, na contraindicação para o tratamento”.

Entre os medicamentos, a especialista cita os anti-inflamatórios não hormonais e analgésicos associados a hormônios, que estão disponíveis na forma de contraceptivos ou comprimidos de medicação via oral, anel vaginal, adesivos, injetáveis, implantes subcutâneos ou DIU (dispositivo intrauterino). Já em relação à cirurgia, ela destaca a videolaparoscopia, que é a mais utilizada. O procedimento possibilita a retirada de implantes de endometriose, cistos, nódulos e aderências, dentre outras coisas.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Marcio Sakita

Dr. Marcio Sakita

Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 85968 / SP

TAGS
endometriose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Como saber se tenho endometriose? Médico aponta principais sintomas"

Jailton

Temos 2 ano de casado minha mulher não engravidar pode se isso

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jailton, em primeiro lugar é necessário que você vá ao médico e faça um exame denominado Espermograma, caso o exame de Espermograma dê alterado um médico Urologista deve ser procurado, ele pode conduzir a investigação e o tratamento adequado para a infertilidade masculina. Se o Espermograma for normal então é a mulher que deve procurar um Ginecologista que vai conduzir a investigação e tratamento adequado para a infertilidade feminina. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.