A endometriose pode se manifestar sem sintomas?


  • +A
  • -A

A endometriose costuma se manifestar com sintomas, os quais caracterizam o quadro. O normal é que a paciente que sofre com a doença sinta dor importante, especialmente durante e após ter relação sexual com penetração. Fora o desconforto, a doença pode provocar infertilidade, então é essencial buscar tratamento o quanto antes.     

Sintomas da doença não devem ser minimizados


“Geralmente
não há endometriose sem sintomas. O que acontece é o sintoma ser negligenciado por profissionais de saúde que não conhecem a endometriose ou até mesmo a paciente. Isso ocorre pela crença de que cólica menstrual é normal e vai passar logo”, afirma o ginecologista Alexandre Brandão. 

Segundo o especialista, as pacientes devem sempre estar atentas aos sintomas principais (cólica menstrual, dor na relação sexual, dor ao evacuar, etc.) para não minimizá-los e deixar de buscar um especialista. É muito importante que, ao sentir esses sintomas, a mulher procure um especialista no assunto que não menospreze os sintomas e entenda a importância do tratamento voltado para a endometriose.    

Como em muitos casos os sintomas, mesmo presentes, são ignorados, a paciente corre risco elevado de sofrer com a piora do quadro e dos sintomas. “A doença pode evoluir, piorar a sintomatologia e levar à infertilidade, dor pélvica crônica e sintomas urinários. Isso torna o tratamento mais complexo, com necessidade de cirurgias muito amplas, em alguns casos”, informa o médico.

Saiba como é feito o tratamento contra endometriose

O tratamento contra a endometriose é feito, em um primeiro momento, com uso de medicações específicas. Caso esta medida não surta efeito e os sintomas continuem incomodando a paciente, a indicação normalmente é de cirurgia, na qual a equipe médica retira os focos da doença em um processo minimamente invasivo e que muitas vezes necessita do recurso de vídeo (videolaparoscopia).

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Alexandre Brandão Sé

Dr. Alexandre Brandão Sé

Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 15796 / DF

TAGS
endometriose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A endometriose pode se manifestar sem sintomas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.