Por que a endometriose pode causar dor durante ou após o sexo?


  • +A
  • -A

A cada dez mulheres brasileiras, uma sofre de endometriose, segundo dados do Ministério da Saúde. A doença provoca o crescimento do endométrio para fora do útero, onde normalmente é encontrado. O problema é conhecido por provocar dores intensas, que podem surgir durante e depois do sexo, atrapalhando ou até mesmo inviabilizando a vida sexual das mulheres acometidas.

Endometriose afeta a vida sexual das mulheres

“São vários os fatores que podem estar envolvidos na dor, como presença de aderências, liberação de substâncias inflamatórias e lesões profundas atingindo a parede intestinal ou bexiga. Essas dores podem ser potencializadas com movimentos, inclusive durante a relação sexual”, afirma a ginecologista Cláudia Navarro.

A dor durante o sexo é chamada de dispareunia. Ela é mais comum no período pré-menstrual e é tão forte que pode diminuir a vontade da mulher de manter relações sexuais, atrapalhando sua autoestima e a vida a dois. A dor no sexo pode também facilitar o desenvolvimento de sintomas depressivos e ansiosos, bastante comuns nos quadros de endometriose.

Endometriose causa ainda outros tipos de dores

Para piorar a situação das mulheres, é importante lembrar que a doença não provoca apenas dor durante o sexo. Os sintomas vão muito mais além. “As dores da endometriose variam de paciente para paciente, tais como dores abdominais, nas costas, nas pernas, ciclo menstrual dolorido, dores de cabeça e fadiga”, explica a médica.

Procurar um especialista para receber o diagnóstico e iniciar o tratamento é a melhor forma de combater os mais diversos tipos de dores causados pela endometriose. “Quando o problema principal é a dor, os tratamentos geralmente irão suprimir a menstruação com o uso de medicamento específico. Entretanto, há outros tratamentos, como acupuntura, terapias de calor, fisioterapia e eletroestimulação”, completa Cláudia.

Dra. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos é ginecologista e obstetra, com ênfase em Reprodução Assistida, graduada e especializada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). CRM-MG: 21198

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
endometriose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Por que a endometriose pode causar dor durante ou após o sexo?"

Marilene

Porque sinto dor no ato sexual e tenho endementriose a 5anos.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marilene, a ginecologista Dra. Cláudia Navarro Carvalho afirma que são vários os fatores que podem estar envolvidos na dor, como presença de aderências, liberação de substâncias inflamatórias e lesões profundas atingindo a parede intestinal ou bexiga. Consulte seu ginecologista para iniciar o tratamento combatendo os sintomas e trazendo melhora na sua qualidade de vida. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.