search
    Título

    Endometriose: a doença pode voltar mesmo depois de várias cirurgias?

    Dores no corpo

    Por

    O procedimento cirúrgico é utilizado em diversos casos de endometriose, geralmente como última opção de tratamento. Isso porque o comum é o médico especialista tentar primeiro outras medidas, como uso de medicamentos, por exemplo. Mesmo assim, a cirurgia de endometriose não garante que os sintomas nunca mais voltarão. Há pacientes que passam por mais de uma cirurgia.  

    Controle da endometriose após cirurgias


    “O
    tratamento cirúrgico será indicado de acordo com a extensão, localização da doença, intensidade dos sintomas e objetivos da paciente. Sua finalidade é obter a maior resolutividade possível, melhorando os sintomas e evitando novas cirurgias. Mesmo assim, pode não ser possível ressecar as lesões completamente”, explica a ginecologista Fernanda Freire.
    Ainda segundo a especialista, o acompanhamento pós-operatório com tratamento clínico é indicado quando há recorrência dos sintomas e nos casos em que nem todas as lesões foram ressecadas completamente na cirurgia. Mesmo quando a mulher faz a cirurgia e não apresenta sinal de piora, pode ser interessante seguir com o tratamento medicamentoso para diminuir as chances do retorno dos sintomas. 

    Estilo de vida saudável ajuda a evitar retorno dos sintomas


    Também é recomendado que a
    paciente que acabou de ser operada mantenha um estilo de vida saudável. Essa é outra forma de diminuir as chances de retorno dos sintomas incômodos. Vale ressaltar que a endometriose cursa com dores em diferentes locais do corpo (parte debaixo do abdômen, reto, pélvis, vagina, parte inferior das costas), além de dor ao evacuar e durante a relação sexual, dentre outras complicações. 
    Quanto aos hábitos saudáveis de vida, vale destacar os seguintes: alimentação equilibrada, rica em fibras (frutas e vegetais, especialmente); não fumar; praticar atividade física regularmente, buscar formas de controlar o estresse no dia a dia; manter o peso saudável; e não postergar demais as gestações que planeja. É relevante acrescentar, por último, que a doença pode causar infertilidade.   

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes