Endometriose: como o apoio familiar ajuda quem sofre da doença


  • +A
  • -A

As mulheres que possuem endometriose apresentam um grande número de sinais e sintomas, acarretando problemas físicos, emocionais e sociais. Isso interfere a vida afetiva, familiar, social e profissional.

A maior parte das mulheres descobre a doença quando tentam engravidar e não conseguem, isso faz com que ocorra sofrimento e constrangimento quando são questionadas sobre filhos, acarretando sintomas de ansiedade, depressão ou estresse.

Estudos mostram que as mulheres que possuem endometriose e que apresentam uma boa rede afetiva e suporte social, seja ela por parte de marido, namorado, amigos e/ou família, desenvolvem menos problemas psicológicos.

Sendo assim, entendemos a importância de realizar, de forma adequada, os cuidados a estas mulheres e para isso é preciso da participação da família / rede de apoio em todo o processo, com o objetivo de auxiliar e dar suporte em todos os sentidos, contribuindo assim para a qualidade de vida.

Referências:

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Central Saudável Saber

Central Saudável Saber

Clínica Médica

CRM: /

TAGS
alimentacao
endometriose
queda-de-cabelos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Endometriose: como o apoio familiar ajuda quem sofre da doença"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.