Endometriose: A doença causa alguma mudança na menstruação?

  • +A
  • -A

A endometriose é uma doença na qual o endométrio, tecido que reveste a parede interna do útero, cresce fora da cavidade uterina, atingindo outras regiões do corpo. Trata-se de uma modificação de caráter inflamatório no funcionamento normal das células do endométrio que gera infertilidade, sangramento e dores durante a menstruação e as relações sexuais. 

Endometriose pode aumentar o fluxo e a intensidade da menstruação


“A adenomiose, endometriose nas paredes uterinas, pode aumentar o fluxo menstrual em duração e intensidade. O diagnóstico é feito durante a consulta médica com exame físico e com
os exames de imagem, que servem para definir os focos da doença”, explica o ginecologista Alexandre Brandão Sé.

As formas mais comuns de visualizar as lesões e de diagnosticar a doença são a laparoscopia, o ultrassom endovaginal, a ressonância magnética e um exame de sangue chamado marcador tumoral CA-125, que pode mostrar alterações em quadros mais avançados. Em alguns casos, o diagnóstico também envolve biópsia.

Quais os sintomas e as formas de tratamento da doença?


Segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), uma em cada 10 mulheres em idade reprodutiva é afetada pela
doença crônica, que causa cansaço e cólicas menstruais intensas. Dor ao urinar, sangramento intestinal e/ou urinário durante o período menstrual e dificuldade para engravidar também estão entre os principais sinais da endometriose. 

Assim que a paciente notar os sintomas, é importante procurar a ajuda de um médico, porque o quadro pode piorar. Em geral, o tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico, o que varia dependendo do estágio da doença, das características das lesões e dos locais. O objetivo da cirurgia é remover todos os focos de endometriose, enquanto o tratamento com medicações busca reduzir os sintomas a partir do uso de hormônios, por exemplo.

Dados da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo): https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/126-endometriose-e-fiv

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Alexandre Brandão Sé

Dr. Alexandre Brandão Sé

Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 15796 / DF

TAGS
endometriose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Endometriose: A doença causa alguma mudança na menstruação?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.