Quando devo desconfiar de um caso de endometriose?

  • +A
  • -A

A endometriose é uma doença que acomete muitas mulheres causando desconforto e dor intensa. Tanto a dor – que pode ocorrer na parte inferior do abdômen, nas costas, pélvis e vagina – quanto irregularidades na menstruação são os “termômetros” mais imediatos para desconfiar da doença e buscar um médico especialista que proponha o tratamento adequado.

“As principais manifestações clínicas da endometriose são a dor pélvica, geralmente cíclica no período pré-menstrual e menstrual (após evolução da doença pode tomar caráter acíclico; dor nas relações sexuais; dificuldade em engravidar e a presença de massa pélvica em mulheres na fase reprodutiva. Na presença destas condições, é recomendável a investigação da endometriose”, informa a ginecologista Fernanda Torras.

Doença pode se manifestar sem sintomas


Segundo a especialista, é possível que a doença comece a se manifestar mesmo sem sinais muito evidentes. Quando isso ocorre, você pode acabar perdendo a chance de ter um diagnóstico precoce, que permite que o tratamento comece o quanto antes, com chances maiores de sucesso e menos complicações.  

“Além disso, em 5% dos casos diagnosticados a endometriose pode ser uma descoberta incidental. Estes casos geralmente significam que a doença é leve e sem comprometimento de qualidade de vida e infertilidade. Muitas vezes dispensam abordagem, exceto em massas ovarianas volumosas (endometriomas), por exemplo, que indicam terapêutica cirúrgica”, explica a médica.

Tratamento da endometriose


O tratamento da endometriose
pode ser feito com uso de medicamentos e, em casos mais graves, com cirurgia. Os remédios normalmente indicados são feitos com hormônios, o que possibilita que haja uma redução do endométrio, que é o tecido que normalmente reveste o útero e, na endometriose, se manifesta fora dele. Consequentemente, os sintomas do quadro também são amenizados.  

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Fernanda Torras

Dra. Fernanda Torras

Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 130332 / SP

TAGS
endometriose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quando devo desconfiar de um caso de endometriose?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.