Compressas quentes podem ajudar a aliviar as cólicas da endometriose?


  • +A
  • -A

Um dos principais sintomas da endometriose é a cólica intensa que, muitas vezes, impede a mulher de trabalhar, estudar e de seguir com suas outras atividades do dia a dia. Uma das maiores preocupações das pacientes com a doença, portanto, é buscar uma forma de aliviar este sintoma, o que nem sempre é fácil. Colocar compressas quentes na região dolorida pode ajudar, mas não por muito tempo.

 

Compressas de água quente aliviam a dor temporariamente

 

“Bolsa de água quente ajuda a aliviar a dor, assim como os anti-inflamatórios não hormonais, mas nunca em definitivo”, afirma o ginecologista e obstetra João Luiz Scaff. Com este mesmo objetivo, o médico indica a prática de atividades físicas e uma boa alimentação, com quantidades adequadas de frutas, verduras e ácidos graxos, como o ômega 3.

“Atualmente, no mercado, já temos um aparelho que tem se mostrado eficaz no alívio dos sintomas com pequenos estímulos de choque”, diz o especialista. O aparelho é chamado de TENS, sigla em inglês para neuroestimulação elétrica transcutânea. Outra medida indicada para amenizar a dor das cólicas da endometriose é a acupuntura.

 

Videolaparoscopia é opção cirúrgica mais indicada para endometriose

 

Problemas urinários e intestinais também podem surgir nas mulheres com endometriose. Nestes casos, medidas contra a dor não serão suficientes. Para estas pacientes, o tratamento cirúrgico deverá ser considerado e, segundo Scaff, o procedimento pode levar a paciente a outro patamar de qualidade de vida, desde que bem realizada.

A cirurgia mais indicada para a endometriose é a chamada videolaparoscopia. É um procedimento considerado pouco invasivo, em que o médico faz pequenos furos na região abdominal para introduzir uma câmera que guia a cirurgia. O objetivo é extrair os focos da doença e em aproximadamente 24 horas a paciente recebe alta.

 

 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. João Luiz Scaff

Dr. João Luiz Scaff

Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 60053 / SP

TAGS
endometriose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

12 comentários para "Compressas quentes podem ajudar a aliviar as cólicas da endometriose?"

cristiane

bom dia ja estou indo pro 3 terceiro mês do remédio kalist no segunda cartela mais tive um pouco de sangramento e muita dor na lombar na cintura atras das costa e normal. agora vou pra terceira cartela.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cristiane, já informou seu médico quanto a estes sintomas? A partir de agora os pacientes do Programa cuidados pela vida possuem um benefício a mais, um acompanhamento com farmacêuticos e enfermeiros 24h (por dia) via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode entrar em contato através do número 0300 118 1006. Enviei a você um e-mail com maiores esclarecimentos. Abraços.

Graça Santos

Poxa! Eu já estou na 4 cartela do kalist e sinto as mesmas coisas Cristina, vou falar ao médico pensei que fosse normal…

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Graça, Conforme informado na matéria bolsa de água quente ajuda a aliviar a dor Com este mesmo objetivo, o médico indica a prática de atividades físicas e uma boa alimentação, com quantidades adequadas de frutas, verduras e ácidos graxos, como o ômega 3. Você deve continuar seguindo o tratamento indicado, porém pode também conversar com seu médico e informa-lo que o medicamento não está surtindo o efeito desejado. Até breve.

Fernanda

Tenho tomado kalist, e graças a Deus está tudo bem! Não tive sangramento e nem efeitos colaterais! Fiz um tratamento antes das duas cirurgias que realizei. O grau que eu estava da doença era 3, foi para 1 e eu creio que serei curada e não terei mais nada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Fernanda. Agradecemos o seu comentário! Continue nos acompanhando para mais matérias como essa. Abraços.

Leilane

Eu fiquei 6 meses tomando o kalist. Em Janeiro 19 coloquei o DIU MIERENA…aminisou as dores frequentes, mais sinto dores muito forte as vezes, quando faço alguma atividade física, após a relação etc….pensei q depois do DIU fosse passar tudo….Que sofrimento….Jesus.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Leilane. O DIU Mirena pode ser indicado para o tratamento da endometriose, especialmente para aliviar os sintomas como cólicas intensas, sangramentos e cansaço excessivo. Existe uma maior possibilidade de controle da doença com o uso de medicamentos que impedem a progressão do quadro com mais efetividade. Desejamos sucesso no seu tratamento e recuperação!

Priscila

Já faz 8 meses que tomo KALIST fico três semanas bem e uma semana de cama sem conseguir trabalhar com muitas dores sinto dor na barriga,lombar e nas pernas gostaria de saber se esses sintomas é realmente da endometriose ou algum outro problema.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Priscila. Boa parte dos remédios indicados para o tratamento são à base de hormônios. Eles atuam na redução da produção de células do endométrio, para que elas não se formem fora do útero. Por consequência, os medicamentos ajudam também no controle dos sintomas. Para a dor e cólicas, também podem ser receitados outros medicamentos, como analgésicos. É muito importante consultar um ginecologista para avaliar os sintomas e indicar o melhor tratamento no seu quadro. Até breve!

Gislene

Boa noite já faço uso do dienogeste têm uns nove meses, acho estranho que têm mês que fico umas duas semanas com sangramento, graças a Deus as dores melhoram muito. Gostaria de saber se é normal esse sangramento não vêm muito mais é desconfortável

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Gislene. A menstruação normal gera uma perda de sangue de 30 ml a 80 ml por ciclo, mas há mulheres que sangram mais do que o normal e podem sofrerde anemia nesse período. Sua duração pode variar de 2 a 7 dias, assim como ociclo completo pode durar de 21 a 34 dias. Quando essas características oscilam muito é preciso procurar um ginecologista para investigar uma possível patologia. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.