Compressas quentes podem ajudar a aliviar as cólicas da endometriose?


  • +A
  • -A

Um dos principais sintomas da endometriose é a cólica intensa que, muitas vezes, impede a mulher de trabalhar, estudar e de seguir com suas outras atividades do dia a dia. Uma das maiores preocupações das pacientes com a doença, portanto, é buscar uma forma de aliviar este sintoma, o que nem sempre é fácil. Colocar compressas quentes na região dolorida pode ajudar, mas não por muito tempo.

 

Compressas de água quente aliviam a dor temporariamente

 

“Bolsa de água quente ajuda a aliviar a dor, assim como os anti-inflamatórios não hormonais, mas nunca em definitivo”, afirma o ginecologista e obstetra João Luiz Scaff. Com este mesmo objetivo, o médico indica a prática de atividades físicas e uma boa alimentação, com quantidades adequadas de frutas, verduras e ácidos graxos, como o ômega 3.

“Atualmente, no mercado, já temos um aparelho que tem se mostrado eficaz no alívio dos sintomas com pequenos estímulos de choque”, diz o especialista. O aparelho é chamado de TENS, sigla em inglês para neuroestimulação elétrica transcutânea. Outra medida indicada para amenizar a dor das cólicas da endometriose é a acupuntura.

 

Videolaparoscopia é opção cirúrgica mais indicada para endometriose

 

Problemas urinários e intestinais também podem surgir nas mulheres com endometriose. Nestes casos, medidas contra a dor não serão suficientes. Para estas pacientes, o tratamento cirúrgico deverá ser considerado e, segundo Scaff, o procedimento pode levar a paciente a outro patamar de qualidade de vida, desde que bem realizada.

A cirurgia mais indicada para a endometriose é a chamada videolaparoscopia. É um procedimento considerado pouco invasivo, em que o médico faz pequenos furos na região abdominal para introduzir uma câmera que guia a cirurgia. O objetivo é extrair os focos da doença e em aproximadamente 24 horas a paciente recebe alta.

 

Dr. João Luiz Scaff é ginecologista e obstetra, graduado pela Faculdade de Medicina de Campos e atua em São Paulo. CRM-SP: 60053 – Facebook

 

Foto: Shutterstock

TAGS
endometriose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Compressas quentes podem ajudar a aliviar as cólicas da endometriose?"

cristiane

bom dia ja estou indo pro 3 terceiro mês do remédio kalist no segunda cartela mais tive um pouco de sangramento e muita dor na lombar na cintura atras das costa e normal. agora vou pra terceira cartela.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cristiane, já informou seu médico quanto a estes sintomas? A partir de agora os pacientes do Programa cuidados pela vida possuem um benefício a mais, um acompanhamento com farmacêuticos e enfermeiros 24h (por dia) via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode entrar em contato através do número 0300 118 1006. Enviei a você um e-mail com maiores esclarecimentos. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.