AchèAchè
    search
    Título

    Como funciona o tratamento da endometriose intestinal?

    Uncategorized

    Por

    O endométrio é um tecido que reveste a parede interna do útero e que nutre o embrião nos primeiros dias após a fecundação. No entanto, em alguns casos, esse tecido pode aparecer  em outras partes do corpo e desencadear uma doença conhecida como endometriose. Quando essa condição é detectada no intestino da mulher, o quadro recebe o nome de endometriose intestinal. Veja como o tratamento é feito.

    Tratamento pode ser clínico ou cirúrgico


    O tratamento da endometriose intestinal, quando superficial, pode ser clínico, com medicamentos que suspendem a menstruação e controlam os focos de endometriose. “Quando acomete a alça intestinal profundamente , o tratamento cirúrgico visa reduzir e cauterizar os focos e restabelecer a anatomia intestinal”, explica a ginecologista Fernanda Torras.

    Segundo a médica, fazer o tratamento corretamente é importante para que o intestino volte a funcionar adequadamente. É necessário também para que a endometriose não avance e não coloque a saúde da mulher em perigo, com obstruções e perfurações intestinais e risco aumentado de infecções. 

    Saiba quais são os sintomas da endometriose intestinal


    “A endometriose intestinal é o comprometimento do intestino pelos focos de endometriose, podendo afetar o órgão em graus variados, até na totalidade do diâmetro da alça intestinal”, afirma Dra. Fernanda. A doença pode ser
    classificada como superficial ou profunda, dependendo da localização dos focos. Se apenas a parte externa do intestino for atingida, a doença é tida como superficial, mas se o interior do órgão também for afetado, o quadro é chamado de profundo. 

    A dor abdominal é um dos principais sintomas e está presente, inclusive, no quadro clássico da doença. Mas, a endometriose intestinal pode causar alguns sintomas específicos. É o caso de sangramentos ao evacuar, diarreia persistente, gases e até mesmo obstrução parcial ou completa do intestino. 

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes