Além da infertilidade, a endometriose oferece algum risco mais grave para a saúde?

  • +A
  • -A

Uma das principais complicações da endometriose é a infertilidade. Como a doença também atinge mulheres jovens, em idade de engravidar, é possível que isso gere um grande prejuízo no planejamento de vida dessas pacientes. Por isso, é fundamental buscar o tratamento adequado o quanto antes. Além da infertilidade, o quadro pode oferecer outros riscos à saúde. 

Principais riscos à saúde além da infertilidade


“Dentre os
riscos à saúde que a endometriose pode causar, podemos destacar alguns. Por exemplo, perda ou prejuízo de função renal por nódulos que podem prejudicar o trajeto da urina desde o rim até a bexiga e quadros urinários que simulam infecções urinárias e causam sintomas como dor ao urinar e urgência miccional”, informa a ginecologista Jordanna Diniz.

Ainda segundo a especialista, a paciente pode sofrer também com diarreia, constipação intestinal, dores ao defecar e obstruções parciais ou totais intestinais; dor pélvica crônica causada por acometimento de nervos da pelve (pernas, glúteos, dentre outros); e dores no ombro e tosse com sangue relacionados a sintomas de endometriose de origem no diafragma. 

É importante destacar também que o quadro de endometriose tende a comprometer a saúde mental das pacientes, seja pelos sintomas incômodos, possibilidade de infertilidade ou outras complicações. “Devido ao fato da dor crônica ser muitas vezes ignorada e subdiagnosticada, a paciente pode evoluir com quadros psicológicos associados, incluindo depressão”, afirma a médica.

Tratamento contra endometriose


O
tratamento contra endometriose deve ser orientado de acordo com as características específicas de cada caso. Até porque os quadros podem ter intensidades distintas (leve, moderada, grave), sendo que cada uma pode exigir uma abordagem diferente. No geral, a paciente se beneficia do uso de alguns medicamentos (anticoncepcionais, progestagênios, analgésicos e anti-inflamatórios) e da realização de cirurgia de endometriose.   

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Jordanna Diniz

Dra. Jordanna Diniz

Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 20813 / DF

TAGS
endometriose
gravidez

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Além da infertilidade, a endometriose oferece algum risco mais grave para a saúde?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.