A importância da prescrição médica no tratamento da obesidade usando remédios


  • +A
  • -A
Imagem do post A importância da prescrição médica no tratamento da obesidade usando remédios

A obesidade é uma doença cada vez mais frequente entre os brasileiros: o Ministério da Saúde identificou que o número de casos aumentou 60% entre 2006 e 2016. Apesar do crescimento, ainda há certa resistência e falta de conhecimento dos pacientes sobre o tratamento com medicações para emagrecer com saúde e sobre a importância de utilizá-los conforme a prescrição médica.

Perda de peso permite reduzir risco de diabetes e hipertensão


Para compreender seu tratamento de uma maneira melhor, você deve conversar com o profissional de sua confiança sobre o quanto conseguirá emagrecer. “Muitos pacientes têm pretensões inatingíveis e não aderem ao tratamento por não ficarem satisfeitos com a perda de peso obtida”, afirma a endocrinologista Daniele Zaninelli.

No entanto, eliminar apenas 5% ou 10% do peso do seu corpo já representa uma diminuição significativa dos riscos de complicações da obesidade. É o caso do diabetes e das doenças cardiovasculares. Muitos desses benefícios serão vistos apenas no longo prazo, mas você não deve desanimar porque certamente os resultados serão positivos.

Tratamento da obesidade deve continuar mesmo depois da perda de peso


Depois que o emagrecimento for percebido, não pense em jogar os remédios fora. O tratamento deve continuar para evitar que você volte ao peso anterior. “O período que se segue à perda de peso, ou seja, a fase da manutenção, exige os mesmos esforços e cuidados da fase inicial, incluindo
cuidados alimentares, exercícios físicos e, frequentemente, a continuidade do uso de medicamentos”, explica a especialista.

Procure sempre ouvir a opinião do seu médico. Cada organismo reage de uma maneira a um tratamento proposto e, por isso, é importante que vocês conversem sobre suas necessidades específicas e dúvidas, a fim de que o tratamento seja o mais eficaz possível.

Dra. Daniele Zaninelli é endocrinologista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atua em Curitiba. CRM-PR: 16876

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
emagrecer
obesidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "A importância da prescrição médica no tratamento da obesidade usando remédios"

Liliana Gonçalves

Parabéns pelo site, são dicas e orientações em oportunas para o nosso dia a dia. E não podia ser diferente o assunto de hoje, tão importante. Faço dieta , e tomo remédios com acompanhamento médico, e amei a forma como a doutora explicou: clara, direta, sem terrorismo, mas com os devidos alertas. Excelente

Clodoaldo Martins

Primeiramente achei a matéria muito objetiva e esclarecedora, só faltou falar mais sobre os medicamentos que temos vários por ai.Quais seriam os mais indicados?

Cuidados Pela Vida

Oi Liliana, ficamos muito felizes que você tenha gostado. Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Clodoaldo, o tratamento é individualizado; após uma consulta com o médico especialista ele poderá prescrever o produto ideal para cada paciente. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.