O que posso fazer para me motivar a permanecer em uma dieta?

  • +A
  • -A

A alimentação saudável é essencial para o emagrecimento e, sozinha, pode ser o suficiente para se obter resultados significativos em termos de perda de peso. Apesar do caminho ser simples na teoria, a prática é bem mais complicada. Afinal, começar e manter uma dieta significa, para muitas pessoas, uma mudança radical nos hábitos de vida.   

É muito comum ver pacientes que decidiram iniciar um processo de emagrecimento por meio de dieta desistirem em pouco tempo ou no meio do caminho, por falta de motivação. Isso ocorre porque, por mais que o paciente queira muito entrar em forma, nem sempre há vontade, disposição e determinação para abrir mão de certas coisas necessárias para atingir o objetivo.

 

Como conseguir motivação para seguir a dieta?

 

“A motivação é o que ajuda a pessoa a ficar focada em realizar a dieta da melhor maneira possível sob sua própria ótica, dando o seu melhor. A disciplina é algo difícil de ser alcançado e a manutenção da mesma por tempo prolongado mais ainda. Se a pessoa entender que a disciplina a ajudará a seguir melhor a dieta, será mais fácil adotá-la”, explica a nutricionista Adriana Ávila.

Porém, se a pessoa acha a dieta e o fato de ter que segui-la rigidamente coisas chatas, será mais difícil levar a sério o tratamento. “Quanto mais a dieta estiver casada com o modo de vida da pessoa e às suas preferências alimentares, mais o paciente terá motivação e, assim, a incorporação dessa dieta será facilitada”, explica Adriana.

 

Formas do nutricionista motivar os pacientes a seguirem firme suas dieta

 

Segundo a especialista, mostrar que o dia a dia do paciente pode melhorar com a dieta e adoção de hábitos de vida mais saudáveis, em geral, é uma ferramenta importante para que ele se sinta motivado. “Deve-se trabalhar com o paciente os ganhos que ele terá e não o que ele vai perder. O nutricionista pode dizer ao paciente que, seguindo a dieta, ele terá melhor qualidade de vida; voltará a usar roupas que não serviam mais; terá menos cansaço; conseguirá dormir melhor; dentre outras coisas”, recomenda a especialista.

 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Adriana Ávila

Adriana Ávila

Nutrição

CRM: 2816 / SP

TAGS
alimentacao
dieta
emagrecer

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "O que posso fazer para me motivar a permanecer em uma dieta?"

Olga Lopes Silva

Faço acompanhamento com uma Nuticionista e para mim não é dificil e nem chato seguir a dieta. Não faço para emagrecer, é para melhorar minha saúde e ter melhor qualidade de vida. O Nutricionista é um Profissional importante para nos orientar.

Rose

Sou de sjcampos,e gostaria de um acompanhamento de nutricionistas

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Rose. O ideal é que você verifique junto ao seu convênio, caso tenha ou de forma gratuita pelo SUS. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.