Exercício para emagrecer: qual é o melhor tipo de calçado para fazer uma corrida?


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Praticar exercícios físicos é, junto à alimentação balanceada, uma das atitudes mais importantes para emagrecer e para dar mais saúde ao corpo. A corrida, por exemplo, ajuda a perder aqueles quilinhos extras, a prevenir doenças cardiovasculares e aliviar o estresse e a ansiedade. No entanto, antes de iniciar a atividade, é importante pensar no tipo de calçado que será utilizado.

Tênis é o calçado ideal para quem gosta de correr


Segundo o médico do exercício e do esporte João Felipe Franca, o tipo de calçado mais adequado depende do tipo de superfície em que a corrida será praticada: “
Se for na areia, pode correr até descalço ou de meia e até de tênis. No asfalto, tênis de corrida, certamente”. O especialista afirma ainda que quem sente muito impacto da corrida no asfalto pode optar pela corrida dentro da piscina.

No entanto, os tênis de corrida devem ser escolhidos de acordo com o tipo de pisada. “Isto pode fazer grande diferença para os iniciantes ou para longas distâncias. 90% das pessoas têm pisada em pronação”, explica o médico. Com este tipo de pisada, o pé se movimenta para dentro ao tocar no solo e utiliza o dedão para dar impulso. Nestes casos, o ideal é que os tênis proporcionem, ao mesmo tempo, estabilidade, conforto e um bom amortecimento.

Sem o calçado adequado, atleta pode sofrer lesões


Quem pratica uma atividade física para emagrecer com calçados inapropriados está exposto a alguns riscos, como
lesões articulares e ortopédicas e dores nos joelhos, nos pés e nos quadris. “Evitar lesões é primordial ao iniciar um programa de exercícios. Ter uma lesão significa voltar a ser sedentário por várias semanas e, além de todo o baixo astral que isso provoca, a inatividade pode trazer desmotivação e provavelmente engorda”, diz o profissional.

Entretanto, além do calçado, é preciso prestar atenção a outras peças de roupa antes da prática, o que dependerá das condições climáticas, da hora do dia e da duração. Para o dia, roupas com proteção UV que permitam a evaporação do suor são mais apropriadas e, para noites e dias frios e com vento, roupas leves do tipo corta-vento. Para correr, existem meias com diferenciação entre pé esquerdo e direito para evitar atritos dos pés e das unhas e a consequente formação de bolhas.

Dr. João Felipe Franca é médico do exercício e do esporte pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte e atua na Clinimex, no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 5276659-3

Foto: Shutterstock

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