Ouvir música para dormir pode prejudicar a qualidade do sono?


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O hábito de ouvir música é bastante benéfico à saúde: auxilia a memória, estimula o bom humor e ajuda a estabelecer vínculos. Por outro lado, ouvir música na hora de dormir pode provocar tanto efeitos positivos quanto negativos para a qualidade do sono. O resultado dependerá do tipo de música escolhido.

Música agitada na hora de dormir pode atrapalhar o sono


“O som pode contribuir para o relaxamento e induzir emoções positivas, facilitando a chegada do sono, mas depende do estilo da música. A recomendação é ouvir música calma e suave, que ajuda a relaxar e
embalar o sono. Estilos mais acelerados podem atrapalhar”, afirma o neurologista e especialista em Medicina do Sono Shigueo Yonekura.

Este tipo de música mais calmo também pode ser chamado de sedativo. Ouvi-lo contribui para diminuir a quantidade do hormônio adrenalina, que deixa o corpo em estado de alerta e impede o sono, e facilita a liberação de ocitocina, ajudando a esvaziar a mente de pensamentos intrusivos e ainda melhorando a qualidade do sono.

Ouvir bossa nova para dormir facilita a chegada do sono


“A maior parte das pesquisas sobre o assunto aponta músicas clássicas ou instrumentais como benéficas para induzir o sono. Bossa nova e jazz também podem auxiliar”, indica o profissional. Os estudos apontam que esses estilos podem
diminuir os níveis de ansiedade e reduzir os batimentos cardíacos, ajudando a induzir a sonolência.

A música escolhida não deve ter mudanças bruscas no ritmo nem no volume, já que o cérebro humano continua ativo e sensível a estímulos externos, mesmo dormindo. O ideal, segundo Yonekura, é ouvir sem fones de ouvido e colocar o som em uma altura adequada, alta o suficiente para ser ouvida, mas em um volume baixo para não perturbar o sono.

Dr. Shigueo Yonekura é especialista em Medicina do Sono pelo Hospital das Clínicas da USP e é neurologista do Instituto de Medicina do Sono de Campinas e Piracicaba. CRM-SP: 44519

Foto: Shutterstock

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