Mexer no celular na hora de dormir pode atrapalhar a qualidade do sono?


  • +A
  • -A

Ao deitar para dormir, muitas pessoas aproveitam para dar uma última olhada nas publicações dos amigos nas redes sociais e responder as últimas mensagens da noite. No entanto, muitas delas reclamam que têm dificuldade para pegar no sono, mas não sabem que o próprio hábito de usar o celular na hora de dormir pode estar provocando o problema e atrapalhando a qualidade do sono.

Mexer no celular antes de dormir atrasa o sono


“Aparelhos eletrônicos, como computadores, tablets e smartphones não devem ser usados pelo menos uma hora antes de dormir. A luminosidade excessiva e a interatividade estimulam o corpo a se manter desperto”, afirma a psiquiatra e especialista em Medicina do Sono Camilla Pinna. O resultado?
Menos horas de sono por noite e um cansaço maior no dia seguinte.

Para pegar no sono com mais facilidade, a médica recomenda estabelecer um “ritual de relaxamento” antes de deitar. “Faça atividades tranquilas e relaxantes próximo à hora de dormir. Reduza o uso de aparelhos eletrônicos e dedique este a tempo a tomar um banho morno, ouvir música ou praticar meditação”, aconselha a profissional.

Luzes e ruídos fortes e temperatura desagradável prejudicam o sono


Outra atitude que deve ser evitada para melhorar a qualidade do sono é não se concentrar nos problemas do dia a dia ao ir para a cama. O estresse e a ansiedade só irão atrapalhar. Para evitar que isso aconteça, separe alguns minutos depois do jantar para fazer uma lista de tarefas e compromissos do dia seguinte ou da semana para reduzir as preocupações na hora de dormir.

Além disso, Camilla recomenda reduzir a luminosidade do ambiente para ajudar a preparar o organismo para iniciar o ciclo do sono. Apague as luzes, feche a cortina e tente bloquear qualquer entrada de luz forte no quarto. Evite beber muita água para não acordar no meio da madrugada para ir ao banheiro e procure deixar o cômodo em uma temperatura agradável.

Dra. Camilla Moreira de Sousa Pinna é psiquiatra formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Medicina do Sono e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52-82109-8

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
insonia
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Mexer no celular na hora de dormir pode atrapalhar a qualidade do sono?"

Elza

Tenho 64 anos ultimamente não tenho sono fico até 3 horas ou 4 horas da manhã esperando o sono chegar e horrivel.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Elza, para pegar no sono com mais facilidade, a médica Dra. Camilla Moreira de Sousa Pinna recomenda estabelecer um “ritual de relaxamento” antes de deitar. “Faça atividades tranquilas e relaxantes próximo à hora de dormir. Reduza o uso de aparelhos eletrônicos e dedique este a tempo a tomar um banho morno, ouvir música ou praticar meditação”. Temos mais algumas matérias que podem te ajudar confira nos links abaixo. Até breve.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/insonia/ler-livro-antes-dormir-ajuda-insonia
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/dormir-bem/dormir-bem-quantas-horas-de-sono-idade

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.