Conhece a higiene do sono? Práticas diárias te ajudarão a ter noites melhores


  • +A
  • -A
Imagem do post Conhece a higiene do sono? Práticas diárias te ajudarão a ter noites melhores

A higiene do sono, segundo o neurologista e especialista em Medicina do Sono Shigueo Yonekura, é um conjunto de hábitos, ações e fatores ambientais que podem ajudar qualquer pessoa a melhorar a qualidade do sono. Se você não tem dormido bem e, como consequência, tem se sentido cansado e desatento ao longo dos dias, algumas práticas da higiene podem te ajudar a reverter este quadro.

Tomar café e bebidas alcoólicas antes de dormir faz mal


“Ir para a cama somente na hora de dormir, manter um ambiente saudável e manter horários regulares para dormir e despertar são hábitos que fazem parte da
higiene do sono“, explica o profissional. É importante também resolver todos os problemas antes de se deitar, evitando acumular estresse e ansiedade, dois fatores que podem atrapalhar bastante seu descanso.

Além disso, consumir algumas substâncias consideradas estimulantes durante a noite são atitudes que você deve evitar. “Não fazer uso de álcool próximo ao horário de dormir, não usar medicamentos para dormir sem orientação médica e não exagerar em café, chá e refrigerante”, de acordo com o neurologista, são medidas importantes para a qualidade do sono.

Relaxar antes de dormir ajuda a ter uma boa noite


Alguns cuidados com a alimentação também podem te ajudar a
ter uma noite melhor. Evite fazer refeições pesadas de noite e priorize jantar em horários mais ou menos fixos e algumas horas antes de se deitar. Com relação aos exercícios físicos, a mudança de hábitos envolve evitar esportes perto da hora de dormir e se dedicar a atividades relaxantes depois do jantar.  

Segundo Yonekura, a higiene do sono é tão importante quanto a higiene do corpo, mas nem sempre é valorizada. “Em grande parte dos casos, quando essas regras simples são aplicadas, o paciente consegue melhorias sem a necessidade de medicamentos ou outros tratamentos”, explica o médico. Já outros casos não melhoram significativamente com as medidas e devem ser investigados detalhadamente por um especialista.

Dr. Shigueo Yonekura é especialista em Medicina do Sono pelo Hospital das Clínicas da USP e é neurologista do Instituto de Medicina do Sono de Campinas e Piracicaba. CRM-SP: 44519

Foto: Shutterstock

TAGS
insonia
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Conhece a higiene do sono? Práticas diárias te ajudarão a ter noites melhores"

Ana leia Mateus

Foi muito bom o comentário e o que eu queria deixar de tomar o remédio

Cuidados Pela Vida

Oi Ana Leia, não é indicado que você interrompa o tratamento sem autorização do médico. O ideal é que você faça acompanhamento periódico com o médico que o prescreveu. Abraços.

Marcia Angelucci

Gostaria do contato do Dr. Shigueo Yonekura para agendamento de consulta. Muito obrigada.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.