Como relaxar e evitar que o estresse atrapalhe o tratamento da hipertensão?


  • +A
  • -A

O estresse é um fator que influencia a pressão arterial, tanto em sua forma aguda, causado por um desentendimento em família ou com amigos, por exemplo, como também em sua forma crônica. Níveis altos e constantes de estresse podem atrapalhar o tratamento da hipertensão e aumentar os riscos do paciente com pressão alta sofrer um infarto ou AVC.

Fazer meditação e caminhada ajuda a relaxar e controlar o estresse


Para atingir as metas de controle da pressão arterial, cada vez mais rígidas, é preciso ter uma atenção especial ao estresse. E a melhor forma de fazer isso é apostar em hobbies que ajudam a relaxar.
Atividades como meditação, yoga e acupuntura podem ser maneiras efetivas de reduzir os efeitos do estresse na saúde”, afirma o cardiologista Marcus Gaz.

Além disso, exercícios físicos mais intensos, como caminhada e natação, também são importantes e eficazes para reduzir os níveis de estresse. “Atividades físicas rotineiras com 180 minutos por semana, no mínimo, costumam ajudar muito”, diz o médico, que também recomenda aulas de dança como forma de combater o estresse.

Dormir bem é importante para diminuir os níveis de estresse


Ter um sono de boa qualidade e respeitar a
quantidade de horas de sono necessárias para seu corpo descansar e repor as energias também são medidas fundamentais para aliviar o estresse. Se conseguir, tire um cochilo de 15 a 20 minutos depois do almoço, antes de retomar as atividades do dia. Outras atitudes que funcionam são ouvir músicas calmas e procurar uma leitura agradável.

Alternativas mais drásticas, como mudar de emprego ou de atividade de trabalho, podem ser uma solução, mas muitas vezes não funcionam efetivamente de forma isolada, já que o estresse na nova ocupação pode voltar a ser um problema. “Em casos extremos e resistentes ao tratamento otimizado, o suporte psiquiátrico e psicoterapêutico, com uso de medicações específicas, inclusive, pode ser a única saída”, destaca o especialista.

Dr. Marcus Vinicius Burato Gaz é cardiologista, graduado pela Faculdade de Medicina da USP e atende em São Paulo. CRM-SP: 135061

Foto: Shutterstock

TAGS
pressao-alta
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

11 comentários para "Como relaxar e evitar que o estresse atrapalhe o tratamento da hipertensão?"

Rosineide

Gostaria de ficar por dentro as técnicas para evitar que o estresse

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rosineide, em nosso site existem diversas matérias sobre o assunto, veja elas em https://cuidadospelavida.com.br/busca/estresse, continue nos acompanhando para mais conteúdos como esse. Abraços.

Milton Pinto de Andrade

Parabens pela matéria. O assunto abordade é de suma importância.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Milton! Obrigado por compartilhar conosco sua opinião. Abraços.

Alcides

Muito legal! As vezes tratamos as doenças de forma isolada, no entanto, ela evolui ou não em função de outros fatores ou doenças.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Alcides, agradecemos por compartilhar seu comentário conosco. É muito importante tratar a nossa saúde como um todo. Os cuidados com aspectos físicos, sociais, cognitivos e psicológicos são elementais para uma harmonia em nosso corpo. Abraços!

Edna

Boa matéria. Pena não poder compartilhar via whatsapp. Fica a sugestão. Obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Edna, sugestão anotada!!

Angela

Gostei muito da matéria principalmente das sugestões de como diminuir o estresse.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Angela, bom saber que gostou, continue conosco para mais matérias como essa. Até a próxima.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.