Dia Mundial do Sono: quais são os cuidados básicos para dormir bem?

  • +A
  • -A

Uma boa noite de sono é fundamental para a saúde do corpo. Quem dorme bem acorda mais disposto, mais tolerante ao estresse, com mais energia e motivação para o dia que está começando. Além disso, é durante o sono que o cérebro grava o que aprendeu ao longo do dia. Para destacar essa importância e ajudar a prevenir problemas de saúde, a World Sleep Society (WSS) criou o Dia Mundial do Sono que, em 2019, será comemorado em 15 de março.

Usar celular na hora de dormir atrapalha o sono


No entanto, dormir bem nem sempre é fácil. Alguns hábitos podem acabar prejudicando o sono, como explica o neurologista e médico do sono Shigueo Yonekura: “No período da noite, as pessoas estão cada vez mais conectadas e
usam com frequência aparelhos eletrônicos, o que pode interferir na qualidade do sono e prejudicar a rotina no dia seguinte, especialmente a longo prazo”.

Segundo o especialista, o problema se torna ainda pior com a utilização de celulares e tablets, geralmente iluminados pela tecnologia LED, que emite mais luz azul do que produtos incandescentes. As televisões com retroiluminação LED são outra fonte de luz azul, mas pelo fato de serem vistas de mais longe, afetam menos o sono. Dormir com alguma luz acesa, direta ou indiretamente, também prejudica bastante o descanso.

Conheça os hábitos que te ajudam a dormir bem


Para dormir bem, além de evitar o uso de eletrônicos e apagar as luzes do ambiente, é necessário também manter horários fixos para deitar e levantar. Dr. Yonekura cita outras medidas: “Evitar
ingestão excessiva de café e cafeinados, como chás, refrigerante de cola e chocolates, durante o dia e, especialmente, à noite, não fumar, evitar exercícios físicos vigorosos, evitar estudar, ler e trabalhar em notebooks na cama”.

O médico recomenda ainda não fazer refeições pesadas e gordurosas à noite e optar por alimentos leves e saudáveis. A ingestão de bebidas alcoólicas também deve ser desencorajada, já que o álcool fragmenta o sono e deixa o corpo cansado no dia seguinte. Outro cuidado importante é não levar problemas para a cama: esse hábito retarda o repouso e causa agitação, atrapalhando a chegada do sono.

Foto: Shutterstock

Dados da World Sleep Society: http://worldsleepday.org/

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Shigueo Yonekura

Dr. Shigueo Yonekura

Neurologia

CRM: 44519 / SP

TAGS
insonia
psicologico
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Dia Mundial do Sono: quais são os cuidados básicos para dormir bem?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.