Dor na nuca pode ser um sintoma de hipertensão descontrolada?


  • +A
  • -A

A hipertensão é uma doença crônica que atinge cerca de 25% dos brasileiros, segundo dados de 2016 do Ministério da Saúde. O problema danifica os vasos sanguíneos e afeta toda a saúde do corpo. Apesar de a maior parte dos casos de hipertensão não apresentar sintomas, a dor na nuca pode incomodar alguns pacientes com pressão alta.

Pressão alta descontrolada pode causar dor na nuca e falta de ar


“No nosso país, cerca de 80% da população hipertensa só descobre o problema quando sofre o primeiro infarto ou o primeiro AVC, pois se trata de uma doença silenciosa e insidiosa, mas a dor na nuca pode ser um
sintoma de hipertensão mal controlada“, afirma o cardiologista Paulo César Sadala Ferreira.

Outras queixas que podem aparecer em pacientes com a pressão alta descontrolada são náuseas, vômitos, dor de cabeça, falta de ar, tontura, visão turva e até os escotomas, pontos brilhosos na visão. Muitos desses sintomas são consequências da ação da hipertensão não tratada adequadamente em órgãos do corpo, como olhos e cérebro.

Hipertensão descontrolada danifica os rins e o cérebro


“Se o paciente apresentar esses sintomas, é importante procurar um cardiologista para fazer uma investigação e, se confirmada a doença,
iniciar o tratamento“, recomenda o profissional. O tratamento é fundamental para estabilizar a pressão arterial e impedir que a doença continue agredindo os órgãos-alvos que, além dos olhos e do cérebro, também incluem os rins e o coração.

O tratamento da hipertensão é feito com o uso de medicamentos anti-hipertensivos, que agem em diversas vias do corpo ligadas ao aumento da pressão arterial. Outras medidas importantes são mudanças na alimentação, diminuindo o consumo de sal, produtos industrializados e alimentos gordurosos, redução do estresse e prática regular de atividades físicas de intensidade moderada.

Dr. Paulo César Sadala Ferreira é cardiologista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), especialista em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira e atua em Ribeirão Preto (SP). CRM-SP: 106812

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
dores-no-corpo
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Dor na nuca pode ser um sintoma de hipertensão descontrolada?"

Maria

Eu tenho todos esses sintomas

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria, marque então uma consulta com o médico para uma avaliação. Melhoras.

Eliomar Pitangueira Madureira

Bom dia, sou hipertenso e diabético, tomo atenolol, Anlodipino, Losartana Potassica 100mg e Hidroclorotiazida 25mg diariamente. Porém a pressão não está estabilizando. Hoje após ter tomado os medicamentos verifiquei e me surpreendi, pois estava 16×12. O que vocês me aconselham a proceder?Na certeza de sua atenção, antecipo meus agradecimentos.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Eliomar
O conselho que podemos lhe dar é que volte ao médico e discuta com ele o assunto e veja um plano de ação para que a sua pressão arterial se estabilize, somente ele esta a apto e tem o seu histórico de saúde para lhe ajudar. Votos de melhoras. Abraços

Jorge alachev

Esclarecedor este comentário

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jorge, que bom que tenha gostado! Fique ligado para ter acesso a mais informações como essa. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.