Qual é o papel das vitaminas C e D para a saúde das articulações?


  • +A
  • -A

Manter a saúde das articulações e de todo o sistema musculoesquelético é fundamental para garantir uma boa qualidade de vida. Para isso, é necessário praticar exercícios físicos regularmente, manter um peso adequado e adotar uma alimentação rica nas vitaminas C e D. Esses dois nutrientes exercem papéis muito importantes.

Vitamina D favorece absorção de cálcio


A vitamina C, por exemplo, facilita a produção de uma substância que está presente na composição das cartilagens, que protegem as articulações, além dos ossos e tendões. “A
vitamina C auxilia numa etapa importante da formação do colágeno, permitindo que suas fibras adquiram estabilidade e resistência“, afirma o geriatra Ricardo Komatsu.

“A vitamina D é importante para as articulações por possuir funções imunomoduladoras e por ser essencial no metabolismo do cálcio, na sua absorção intestinal”, diz o médico. O cálcio é um dos principais componentes de todas as estruturas ósseas, incluindo as articulações, mas para ser aproveitado corretamente, o corpo precisa de boas quantidades de vitamina D.

Dieta pobre em vitamina C aumenta risco de osteoartrite


A falta desses nutrientes pode prejudicar as articulações e até mesmo provocar o desenvolvimento de alguns problemas de saúde, como dor articular, fraqueza muscular, osteoporose e
osteoartrite. “A deficiência de vitamina C pode causar o escorbuto, enquanto a deficiência de vitamina D causa raquitismo em crianças e osteomalacia em adultos e idosos”, alerta o profissional.

Para a prevenção das doenças, a alimentação é a sua melhor aliada. Limão, laranja, manga, rúcula, acerola e tomate são ricos em vitamina C, enquanto a vitamina D é encontrada na gema do ovo, atum, salmão, sardinha, leite e derivados e vegetais verde-escuros. No entanto, a maior parte da vitamina D de que o corpo precisa vem da exposição à luz solar. Se não for possível obter níveis adequados por meio da dieta e, no caso da vitamina D, também por meio da adequada exposição solar, a suplementação pode ser indicada por um médico.

Dr. Ricardo Komatsu é geriatra, médico clínico e chefe da Disciplina de Geriatria e Gerontologia da Faculdade de Medicina de Marília (Famema). CRM-SP: 56604

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoartrite
vitamina-d

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "Qual é o papel das vitaminas C e D para a saúde das articulações?"

Odile Maria Tresca

Queria saber se o Magnesio P.A ajudaria também nesse caso. É um bom complemento ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Odile, converse com seu médico, cada pessoa possui um perfil, então ele poderá te dizer quais complementos são indicados no seu caso. Parabéns pela iniciativa em busca de qualidade de vida. Abraços.

Osni Vergilio

Gostaria de saber sobre a vitamina E e sua importância e se a sua utilização junto com a vitaminaC.Abraço

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Osni, a vitamina E possui potencial antioxidante, o que significa que é fundamental no combate aos radicais livres e ao envelhecimento celular precoce. Um dos maiores e mais conhecidos benefícios de ter uma alimentação rica em vitamina C é a melhora do sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados e ajudando a impedir que casos dessas infecções se transformem em pneumonias. O que poucas pessoas sabem é que a vitamina também é fundamental para proteger a saúde das articulações. Converse com um nutricionista ou nutrólogo para saber mais informações sobre essas vitaminas. Abraços.

Luiz Claudio

Show de informação.

CUIDADOS PELA VIDA

Ola Luiz Claudio, muito bom saber que a matéria agradou e ficou clara. Abraços

Rita

adoro saber tudo sobre vitaminas, tive um cancer e a medica disse q

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rita, continue por aqui para receber mais informações como essa. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.