Tratamento da osteoartrite reduz dor nos punhos de aposentada de Volta Redonda


  • +A
  • -A

A osteoartrite, também chamada de artrose ou osteoartrose, é uma doença crônica e degenerativa caracterizada pelo desgaste da cartilagem que protege as articulações externamente. Segundo o Ministério da Saúde, o grupo mais afetado pela doença é a população que está acima dos 55 anos de idade.

Dor nos punhos é um dos sintomas da osteoartrite


Hoje, Maria das G. S. pertence a esse grupo, mas foi diagnosticada com osteoartrite quando tinha 54. Ela sentia
muitas dores na área dos punhos e resolveu procurar ajuda médica. “Agora estou aposentada, mas antes trabalhava com digitação e essa dor atrapalhava bastante”, lembra a moradora de Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

O desgaste da cartilagem provoca a inflamação e a rigidez das articulações ósseas, além de rangidos, sensação de ardência e uma certa vermelhidão na área afetada pela doença. Esses sintomas prejudicam a movimentação do corpo, especialmente quando atingem as articulações da coluna e dos joelhos.

No caso de Maria, como a osteoartrite estava localizada nas mãos, sua locomoção não era tão prejudicada. Entretanto, o mesmo não pode ser dito sobre seu trabalho como digitadora e sobre a realização das atividades de casa, como limpar, cozinhar e passar roupa. Ela teve de conviver com as limitações.

Como é o tratamento da osteoartrite?


Com o tratamento, a situação da aposentada melhorou. Seu médico indicou o uso de duas medicações: uma tem o objetivo de regenerar a cartilagem, enquanto a outra fornece colágeno,
proteína muito importante para a composição das articulações. As dores ainda não foram controladas, mas já diminuíram e a fluminense acredita que estariam bem piores sem o tratamento.

Os medicamentos, no entanto, não são as únicas medidas necessárias para combater a osteoartrite. “Fortalecimento e estabilização das articulações com exercícios orientados por um terapeuta ocupacional ou fisioterapeuta, evitar o excesso de peso e carregar pratos e bandejas com a ponta dos dedos, além de usar engrossadores de instrumentos ou de canetas para evitar forçar a ponta dos dedos e os polegares” são recomendações dadas pelo ortopedista Mateus Saito.

Dados do Ministério da Saúde: http://www.brasil.gov.br/noticias/saude/2012/04/osteoartrose

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Tratamento da osteoartrite reduz dor nos punhos de aposentada de Volta Redonda"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.