Tratamento da osteoartrite reduz dor nos punhos de aposentada de Volta Redonda


  • +A
  • -A

A osteoartrite, também chamada de artrose ou osteoartrose, é uma doença crônica e degenerativa caracterizada pelo desgaste da cartilagem que protege as articulações externamente. Segundo o Ministério da Saúde, o grupo mais afetado pela doença é a população que está acima dos 55 anos de idade, mas a doença pode afetar pessoas mais jovens, como é o caso de Maria das G. S., diagnosticada com osteoartrite quando tinha 54 anos.

Dor nos punhos é um dos sintomas da osteoartrite


Maria sentia
muitas dores na área dos punhos e resolveu procurar ajuda médica. “Agora estou aposentada, mas antes trabalhava com digitação e essa dor atrapalhava bastante”, lembra a moradora de Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

O desgaste da cartilagem provoca a inflamação e a rigidez das articulações ósseas, além de rangidos, sensação de ardência e uma certa vermelhidão na área afetada pela doença. Esses sintomas prejudicam a movimentação do corpo, especialmente quando atingem as articulações da coluna e dos joelhos.

No caso de Maria, como a osteoartrite estava localizada nas mãos, sua locomoção não era tão prejudicada. Entretanto, o mesmo não pode ser dito sobre seu trabalho como digitadora e sobre a realização das atividades de casa, como limpar, cozinhar e passar roupa. Ela teve de conviver com as limitações.

Como é o tratamento da osteoartrite?


Com o tratamento, a situação da aposentada melhorou. Seu médico indicou o uso de duas medicações: uma tem o objetivo de regenerar a cartilagem, enquanto a outra fornece colágeno,
proteína muito importante para a composição das articulações. As dores ainda não foram controladas, mas já diminuíram e a fluminense acredita que estariam bem piores sem o tratamento.

Os medicamentos, no entanto, não são as únicas medidas necessárias para combater a osteoartrite. “Fortalecimento e estabilização das articulações com exercícios orientados por um terapeuta ocupacional ou fisioterapeuta, evitar o excesso de peso e carregar pratos e bandejas com a ponta dos dedos, além de usar engrossadores de instrumentos ou de canetas para evitar forçar a ponta dos dedos e os polegares” são recomendações dadas pelo ortopedista Mateus Saito.

Dados do Ministério da Saúde: http://www.brasil.gov.br/noticias/saude/2012/04/osteoartrose

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Mateus Saito

Dr. Mateus Saito

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 97445 / SP

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Tratamento da osteoartrite reduz dor nos punhos de aposentada de Volta Redonda"

Dirce Mazaro

Descobri que tenho artrose aos 60 anos, comecei o tratamento na época e continuo até agora que estou com 71. Há 03 anos tive inflamação nos joelhos que não podia andar. O tratamento com antinflamatório etc. e mais 90 sessões de fisioterapia, fiquei bem, continuo com algumas dores de vez em quando, pulsos, joelhos etc. o desgaste com a artrose não recupera, mas faço ginástica funcional 03 vezes na semana há 02 anos pois preciso perder peso, em 06 anos que fiz pilates não me ajudou no fortalecimento.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Dirce. Obrigado por compartilhar seu comentário conosco. Buscar orientação profissional é um passo fundamental para iniciar o tratamento mais adequado, e assim trazer maior qualidade de vida para quem possui essa patologia. Conversar com seu médico e crucial para sempre que necessário readequar o tratamento ou indicar um novo. Continue nos acompanhando para mais matérias e informações como essa. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.