Tratamento da osteoartrite reduz dor nas costas de dona de casa de São Paulo


  • +A
  • -A

A dona de casa Daiana dos S., é uma das 15 milhões de pessoas que sofrem com a osteoartrite no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Ela sentia dores fortes e constantes no joelho e na coluna vertebral, sintoma que é agravado pelo problema de escoliose, deformação que curva a coluna para um lado do tronco.

 

Osteoartrite causa dor e rigidez na articulação

 

“Eu tinha muita dor. Não conseguia andar e nem fazer caminhada. Atrapalhava muito mesmo, até a dormir. Era ruim até para pegar coisas no chão. Tudo doía”, lembra a moradora de São Paulo. Daiana se queixa ainda da dificuldade para levantar a perna causada pela inflamação e rigidez típicas da osteoartrite, que também pode provocar uma sensação de calor na área afetada.

No entanto, apesar da dor que sentia, a dona de casa de 33 anos demorou alguns meses para procurar ajuda médica: “Tomava remédios por conta própria. Fui à farmácia, expliquei os sintomas e o farmacêutico me indicou alguns medicamentos para a dor, mas não adiantava”. A demora e a automedicação podem ter contribuído para a piora da sua osteoartrite.

 

Uso de remédios condroprotetores protege a articulação

 

Foi somente quando se consultou com um ortopedista e fez os exames para diagnosticar a doença que Daiana viu uma luz no fim do túnel. O tratamento indicado foi o uso de medicações condroprotetoras. “O mecanismo de ação desses medicamentos se baseia no bloqueio da atividade de degradação da cartilagem causada por determinadas substâncias, como as interleucinas e metaloproteases”, afirma o ortopedista Ciro Veronese dos Santos.

Os resultados logo melhoraram o quadro de Daiana: “Senti muita diferença já na primeira semana de tratamento e bota diferença nisso. A dor diminuiu mais de 60% e estou conseguindo até caminhar de novo”. Seu médico recomendou também a prática de hidroginástica, não só porque a atividade contribui diretamente com o tratamento, mas também porque ajuda a dona de casa a perder peso e, assim, a reduzir a pressão nas articulações do joelho.

 

Dr. Ciro Veronese dos Santos é ortopedista, traumatologista e especialista em Cirurgia do Joelho e atende em Londrina (PR). CRM-PR: 23858

 

Foto: Shutterstock

TAGS
dor-nas-costas
dor-no-joelho
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Tratamento da osteoartrite reduz dor nas costas de dona de casa de São Paulo"

Iracy Mattos

Gostei muitíssimo do relato do médico explicando como é a Osteoartrite estou passando por isso e dói muito…obrigada pela explicação…

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Iracy, ficamos felizes que tenha gostado. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços.

Carmen

Estranho pois tenho artrose na cervical,quadril e tornozelos,fui a 2 reumatologistas e falaram que nao tem tratamento para artrose…affff

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.