Um paciente que começa o tratamento assim que descobre um quadro de osteopenia pode evitar a osteoporose?

  • +A
  • -A

Assim como a osteoporose, a osteopenia é marcada pela diminuição da densidade da massa óssea. Trata-se de uma condição anterior à osteoporose, em que a deterioração dos ossos é menos intensa. No entanto, se não for tratada, a osteopenia pode se agravar, levando à osteoporose. Será que o tratamento pode evitar que essa evolução ocorra? Descubra!  

Evolução para osteoporose depende de vários fatores

A reumatologista Árien Oldoni diz que é possível evitar a osteoporose, uma vez que o tempo de evolução de uma condição para a outra é muito variável. “Isso depende de diversos fatores, como idade do paciente, etnia, sexo e se o paciente possui alguma causa secundária para a sua perda de massa óssea. O intervalo entre as densitometrias ósseas para o acompanhamento da osteopenia é determinado pelo médico, tendo em vista a análise desses diversos fatores”, afirma a especialista.

A médica explica ainda que, nos casos de osteopenia secundária, o tratamento varia de acordo com a possível causa, atuando também sobre as manifestações clínicas associadas à perda óssea. Algumas condições que costumam enfraquecer os ossos são doenças reumatológicas, endocrinológicas, gastrointestinais, hematológicas, doenças inflamatórias crônicas, desordens do sistema nervoso central, além da insuficiência renal crônica, da doença pulmonar obstrutiva crônica e do uso de alguns medicamentos.

Dieta saudável e exercícios ajudam a evitar a osteoporose

De acordo com a médica, algumas mudanças no estilo de vida do paciente também podem frear o quadro de osteopenia e prevenir a osteoporose: “A prevenção engloba várias medidas, como um fazer um programa de exercícios físicos que inclui alongamentos, exercícios para melhorar o equilíbrio e fortalecimento muscular, evitar quedas, parar de fumar, limitar o consumo de álcool, não abusar do café e diminuir ingestão de sal”.

Também são indicadas a ingestão adequada de cálcio e a exposição diária sob o sol durante 15 minutos, antes das 10 horas e depois das 15 horas para manter níveis adequados de vitamina D. Esta vitamina colabora para a absorção de cálcio, que é o principal mineral na composição dos ossos. Vale lembrar que a suplementação desses nutrientes e o uso de medicamentos só deve ser feito sob orientação médica.

subcat_doencas-dos-ossos
COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Árien Oldoni

Dra. Árien Oldoni

Reumatologia

CRM: 39921 / RS

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Um paciente que começa o tratamento assim que descobre um quadro de osteopenia pode evitar a osteoporose?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.