Tratamento contra a artrose tira paciente de estado de crise em apenas um mês

  • +A
  • -A

A osteoartrite, também conhecida como artrose, é uma doença que atinge a cartilagem das articulações, fundamentais para a mobilidade e o funcionamento adequado do esqueleto. A doença pode provocar deformações nos ossos, além de dores, inchaço das regiões atingidas e limitação dos movimentos corporais.

O problema costuma surgir em pessoas mais velhas, como consequência do envelhecimento do corpo. Contrariando a regra, no entanto, em alguns casos a doença pode se desenvolver muito antes. Valéria F., de São Vicente, litoral de São Paulo, por exemplo, tem 42 anos, mas sofre com a artrose desde os 25 anos.

O que é artrose?

 

Como muitos pacientes diagnosticados com essa doença, que é caracterizada pelo desgaste da cartilagem nas articulações, causando perda de mobilidade e dor intensa, a rotina de Valéria era negativamente afetada pela artrose. “Convivo diariamente com dores e limitações, que só aumentam com o passar do tempo”, informa.

A dor causada pela osteoartrite vai, aos poucos, minando a qualidade de vida dos pacientes. “Aos poucos, os sintomas se tornam presentes nas atividades diárias, como sair do carro ou da cama, andar pequenas distâncias, até que finalmente, mesmo em repouso, não há melhora da dor”, avalia o ortopedista Dr. Bruno Rabello. “A rigidez articular, principalmente matinal, é outro sinal da doença. Nos casos avançados, se torna incapacitante e prejudica a marcha”.

No geral, a artrose se manifesta naturalmente com o passar do tempo, especialmente no joelho e na coluna, pelo desgaste natural das articulações causado pelo impacto e por fatores como a obesidade, que aumenta a carga nas articulações e acelera o desgaste. Valéria, no entanto, mostra que essa é uma doença que pode aparecer muito mais cedo.  “Uma parcela da população portadora da osteoartrite/artrose é de jovens”, explica o ortopedista Dr. Marcos Britto. “Existem diversas possibilidades, desde predisposição genética até casos em que o paciente lesionou o local e desenvolveu, por consequência, a doença”.

Melhorando de vida

 

Em 2016, Valéria iniciou o tratamento utilizando um medicamento contra a artrose indicado por seu médico. A medicação tirou Valéria do estado de crise, que a fazia enfrentar dores intensas, e melhorou sua qualidade de vida, permitindo que ela tivesse uma rotina mais movimentada e com mais saúde.

Hoje, a paulista pratica pilates e hidroginástica para auxiliar no tratamento da doença. A prática de atividades físicas é fundamental não só para impedir o avanço do problema, mas também para a prevenção. Os exercícios que fortalecem a musculatura são os mais indicados por ortopedistas e traumatologistas, já que a tonificação muscular alivia o impacto do movimento nas articulações, mas o importante é manter o corpo em movimento sem sobrecarregar as áreas afetadas.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Marcos Britto

Dr. Marcos Britto

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 52.53862-0 / RJ

Dr. Bruno Tavares Rabello

Dr. Bruno Tavares Rabello

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 5270528-4 / RJ

TAGS
ossos
osteoartrite
superacao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

27 comentários para "Tratamento contra a artrose tira paciente de estado de crise em apenas um mês"

josefa

quero saber que tratamento e como faze-lo

Joana D 'Arc

Tenho um filho que realizou duas cirurgias bem complexas no quadril, a partir de um erro médico; já faz muito tempo e ele precisa retirar a placa. Também minha mãe quase não consegue caminhar em decorrência de artrose. Por favor, onde esses médicos atendem e qual é essa medicação para dor? Ela já nem dorme direito, não tem vida social, somente dor o tempo todo.. Grata!

Cintia

Qual foi o tratamento que ela fez, fora pilates e hidro?

Fábio Lana Melo

Eu ainda não fui diagnosticado dessa doença tem 3 anos que eu sofro com isso eu estou esperando médico do SUS.

Nazaré gomes

Bom dia eu tenho 40 anos mas ja tenho osteoporose desde 25 agora se agravou estou cm reumatologista na perna direita bem nos quadril. Minha pergunta é qual remédio certo devo toma pra melhorar mesmo ja faço pilares RPG fisioterapia mas nada adiantar por favor me ajude preciso de tratamento por dentro não por fora obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Nazaré. Só é possível fazer a indicação do tratamento mais adequado diante de uma consulta presencial com o especialista. O reumatologista é o profissional que poderá indicar o tratamento mais eficaz para você. Desejamos sucesso no seu tratamento. Até breve.

Marinalva braga

Sinto muita dores na virilha ,no osso do fêmur, e o músculo do femor endurece e dói muito ,nem um analgésico, passa ,faço pelo menos um 20 mts de bicicleta ,as vezes até alivia a dor, mais no outro dia já foi e até latejar, fiz uma ressonância e ex e o médica me deu um remédio q pra foi água pq ñ melhorou nada obgd,

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marinalva. Você deve relatar a falta de eficácia no tratamento atual para que sua médica possa reavaliar e verificar a possibilidade de readequar o tratamento atual ou indicar um novo. Com o tratamento adequado será possível amenizar os sintomas e trazer melhor qualidade de vida para você. Desejamos sucesso no tratamento. Abraços.

antonio carlos

gostaria de saber um medicamento natural para artrose,confiavel

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Antonio. A indicação do tratamento e medicamento mais adequado para você só pode ser feita diante uma consulta presencial com o reumatologista ou ortopedista. Procure atendimento médico para iniciar o tratamento mais eficaz, e assim trazer melhor qualidade de vida para você. Até breve.

Odete Coelho

Bom dia! Meu cartão de cuidados pela vida sumiu…com quem falo e como faço pra adquiri-lo novamente? Aguardo resposta! Obrigada! Abraços

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Odete. O Programa Cuidados pela Vida não utiliza mais cartões definitivos. A partir de agora você pode realizar suas compras no Programa utilizando o número do CPF cadastrado em qualquer farmácia credenciada ao Programa visando assim facilitar suas compras. Se preferir, no site existe um cartão para impressão contendo os dados pessoais cadastrados. Realize seu login, digitando CPF e data de nascimento. Selecione o item “Minha carteirinha” e realize a impressão. Abraços.

Amelia Cristina

Gostaria de saber se o medicamento Condres (UCII não hidrolizado, patente americana), fabricado pelo laboratório EMS (único laboratório), não entrará neste Programa para diminuir um pouco o valor. Estou tomando há 2 meses e senti uma melhora muito significativa nas dores dos pulsos, cotovelos, braços e ombro. Grata pela atenção. Amelia Cristina Ferraresi, 61 anos.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Amelia. O Programa Cuidados pela Vida é um programa de benefícios que faz parte do compromisso Aché Laboratórios em assegurar bem-estar e acesso a soluções inovadoras para uma vida com mais saúde. Os produtos participantes estão disponíveis no nosso site https://cuidadospelavida.com.br/produtos-participantes. Informamos que o medicamento Condres não é fabricado pelos Laboratórios Aché ou Biosintética. Até a próxima.

jose carlos

Pelo amor de Deus falem indiquem remédios soh exercícios nao adiantam! agradeço.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jose. Para a indicação do tratamento/medicamento mais adequado para você é necessário uma consulta presencial com o especialista, e somente após exames será possível indicar o tratamento mais eficaz de acordo com suas necessidades. Continue nos acompanhando para receber mais informações e dicas como essa. Até breve.

Conceli de Miranda

Sofro cm Muitas dores, não consigo ficar em pé Muito tempo, e nem sentada Muito tempo , não consigo andar muito, trabalho subindo e descendo escadas, servindo café e água , faço tbm os serviços de limpeza, subindo e descendo escadas, Tenho Artrose lômbar, bico de papagaio e Artrose nos joelhos.. trabalho muito longe de 🏠 pego duas conduções, e estou tendo dificuldade em subir e descer dos coletivos,,, Não Tenho plano de saúde, e nem posso faltar o serviço , para fazer tratamentos,Como Pilates e hidroginástica,. não tem Esses tipos de tratamento dia de sábado…a empresa não permite que falta o trabalho,,, preciso de Ajuda ,,o quê Fazer? Trabalho cm fortissimas dores, más não posso comentar.. Tenho mêdo de perder o trabalho, porque moro só, e não Tenho ninguém quê possa me ajudar…por favor ,me aconselha …desde já agradeço.Sou grata pela atenção….

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Conceli. A artrose, também conhecida como osteoartrite ou osteoartrose, é uma doença degenerativa crônica que afeta as cartilagens, estruturas que impedem o atrito entre os ossos, especialmente nas articulações. Com o tratamento adequado é possível amenizar os sintomas e retardar o avanço do desgaste. O quadro pode se estabelecer em pessoas de todas as idades, mas é mais comum a partir dos 50 anos, resultado do desgaste natural do corpo. Você deve buscar atendimento com o ortopedista para iniciar o tratamento mais adequado para você e assim trazer grande melhora na sua qualidade de vida. Até logo.

Anderson Pinheiro

Tenho artrose de joelho devido um acidente! Hoje tomo cloreto de magnésio e pedalo para diminuir as dores…Estou pensando em fazer a aplicação de ácido hialuronico e gostaria de saber se oque preciso para poder fazer esse procedimento, tenho uma ressonância mais antigo, teria que fazer outra? E será que fazendo esse procedimento eu poderia a voltar a correr? Pois tenho uma limitação do joelho esquerdo onde ele não dobra por total!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Anderson. O ortopedista Dr. Guilherme Maretti afirma que o tratamento da artrose se baseia no uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para reduzir as dores, inflamação e incômodos articulares em geral, especialmente na fase aguda da doença, quando a dor é muito forte, e na prática de exercícios físicos de intensidade moderada e fisioterapia que devem ser indicados pelo especialista. Para verificar o tratamento mais adequado para você é necessário uma consulta presencial o especialista. Desejamos Sucesso no seu tratamento. Até a próxima.

Leonor Melgaço da Silvia

Estou recebendo muitos dados esclarecedores de “Cuidados pela Vida” os quais têm sido úteis para mim e para outras pessoas com quem compartilho.Quero agradecer pelo envio destes conteúdos e, pedir que continuem enviando.Parabéns pela qualidade das informações e pelos profissionais Médicos que participam destas valiosas informações.Cordialmente,Leonor Melgaço da Silva

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Leonor. Obrigado por compartilhar seu comentário conosco. Ficamos felizes em poder ajuda-lo. Continue por aqui para receber mais informações, matérias e dicas sobre saúde, doenças e tratamentos. Até breve.

Leonor Melgaço da Silvia

Estou recebendo muitos dados esclarecedores de “Cuidados pela Vida” os quais têm sido úteis para mim e para outras pessoas com quem compartilho.Quero agradecer pelo envio destes conteúdos e, pedir que continuem enviando.Parabéns “ACHÉ “pela qualidade das informações e pelos profissionais Médicos que participam destes valiosos “Informes”.Cordialmente,Leonor Melgaço da Silva

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Leonor. Ficamos felizes em poder ajudar. Continue por aqui para receber diversas informações sobre os mais variados assuntos sobre saúde, doenças e dicas de tratamentos. Até logo.

Marly

O título da matéria falou que diria os exercícios mais indicados para osteartrite. A matéria não informou isso. Desisto de ler artigos do Cuidados pela Vida.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marly. Só é possível fazer a indicação do tratamento mais adequado diante de uma consulta presencial com o angiologista, pois cada paciente possui sua particularidade e a indicação do tratamento deve ser realizada de acordo com suas necessidades. Abraços.

Paulo Renato

Tenho 53 anos e artrose no joelho esquerdo, ombro direito e coluna (L5). Pratico esportes, mas tenho dores após as atividades fisicas e pela manha ao acordar. As dores diminuem quando faco exercicios de alongamento e fortalecimento muscular.Tomo condroitina e glucosamina regularmente, com indicacao medica. Posso complementar com colageno tipo II diariamente ?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.