Além da dor, quais outros sintomas são comuns em quadros de artrose?


  • +A
  • -A
Imagem do post Além da dor, quais outros sintomas são comuns em quadros de artrose?

A artrose ou osteoartrite ataca as articulações do corpo humano e causa muitas dores em quem sofre com a doença. No entanto, a dor não é o único sintoma causado por esse mal e existem outros sinais que podem ajudar no diagnóstico.

Os sinais além das dores

A dor é o sintoma mais comum e mais fácil de ser identificado, pois aparece na região da articulação que foi afetada e se intensifica após a prática de atividades físicas. Os famosos rangidos nos ossos, inchaços e rigidez articular também podem acontecer em alguns casos após períodos longos de inatividade física e causam desconforto. “Fora a dor, a artorse causa rigidez, crepitação (estalos) e deformidade das articulações”, explica o ortopedista Lucio Nakada.

Aliviando os sintomas

A busca pelo alívio nas dores e nos outros incômodos da artrose é um caminho a ser seguido para que a doença não atrapalhe os afazeres do dia a dia, sejam eles domésticos ou profissionais. Os pacientes podem fazer uso de alguns medicamentos, como aponta o reumatologista Haim Cesar Maleh. “Medicamentos com glucosamina e condroitina são eficientes para a redução da dor”, explica. “Também cresce a ocorrência do uso da viscosuplementação, ou seja, a injeção de ácido hialurônico nas articulações que estão com desgastes nas cartilagens”.

É sempre válido lembrar que somente um médico habilitado pode diagnosticar e tratar a doença, devido a isso, é importante consultar um especialista para fazer uso de qualquer medicação.

 

Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965

Dr. Haim Cesar Maleh é reumatologista e fisiatra do Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – CREB, no Rio de Janeiro. CRM: 771562

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Além da dor, quais outros sintomas são comuns em quadros de artrose?"

Edisio Chaves do Amaral

Sofro de dores na coluna Lombar, para dormir tenho que deitar do lado esquerdo e qdo. levanto sinto uma dor muito forte na coluna e começo andar por dentro de casa a dor desaparece, mas qualquer esforço em se curvar ou pegar algum peso a dor volta apçarecer.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.