Os sintomas da osteoartrite podem se agravar caso o tratamento seja abandonado?


  • +A
  • -A

A osteoartrite é uma doença crônica degenerativa sem cura, o que significa que com o passar do tempo sua progressão acontece inevitavelmente. Mesmo assim, você pode e deve aderir ao tratamento, pois assim conseguirá retardar o avanço do quadro e controlar os sintomas, prolongando os períodos de bem-estar na sua vida.

Para controlar a osteoartrite, tratamento deve ser feito a vida toda


Portanto, o abandono do tratamento não agrava necessariamente a osteoartrite, apenas permite que o processo de degeneração que a constitui siga no ritmo natural, ou seja, menos lento do que seria com o tratamento em atividade. “
A osteoartrite não tem cura, mas sim controle, sendo que alguns estudos apontam um retardo na progressão da doença quando o tratamento é adotado”, afirma a reumatologista Regina Kirchenheim.

Segundo a especialista, o seu tratamento para osteoartrite deve contemplar, além dos medicamentos, hábitos de vida saudáveis, pois estes também possuem papel fundamental na melhora dos sintomas e controle do quadro no geral. “A reeducação do paciente com mudanças no estilo de vida se faz necessária e isso pode e deve durar a vida toda”.

Manter estilo de vida saudável é primordial no tratamento da osteoartrite


Essas mudanças no estilo de vida seriam, basicamente, iniciar prática de atividade física adequada regular e adotar uma dieta saudável, rica em nutrientes importantes (com destaque para o cálcio e vitamina D) e capaz de combater o sobrepeso. “Essas medidas podem, inclusive, te ajudar a reduzir o uso indiscriminado de analgésicos e anti-inflamatórios”.

Por mais que os exercícios sejam fundamentais no controle dos sintomas da osteoartrite, é essencial que eles não sejam de alto impacto, pois isso tende a piorar o quadro. Você deve apostar em atividades de intensidade moderada, especialmente as aeróbicas. Caminhada, natação, pilates e fisioterapia são alguns exemplos. Estas práticas ajudam a fortalecer seus músculos, protegendo mais as articulações.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 

Dra. Regina Alice Fontes Von Kirchenheim

Reumatologia

CRM: 15137 / DF

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Os sintomas da osteoartrite podem se agravar caso o tratamento seja abandonado?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.