Quais são os sintomas da deficiência de vitamina D?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quais são os sintomas da deficiência de vitamina D?

A vitamina D age em diversos mecanismos do corpo humano, como na saúde do coração. Sua falta provoca sintomas, boa parte envolvendo os ossos, como explica a nutricionista Caroline Codonho: “Sintomas como a fragilidade óssea e fraturas recorrentes são relacionados à deficiência do nutriente. A queda dos níveis de cálcio e paratormônio também tem relação com os baixos níveis de vitamina D”.

Falta de vitamina D pode provocar dores musculares


Além disso, estudos realizados por universidades nos Estados Unidos estabeleceram conexões entre a deficiência de vitamina D, o cansaço excessivo, a depressão, demora na cicatrização e queda de cabelo, principalmente entre as mulheres. Dores musculares e a perda de força nos músculos também são sintomas.

A baixa quantidade no organismo pode gerar inúmeras doenças e problemas de saúde, como alerta Caroline: “Raquitismo, osteomalácia, osteoporose, queda da imunidade e problemas tireoidianos estão relacionados com a falta da vitamina”, abrindo espaço para uma série de outras condições, como infecções e doenças autoimunes.

Vitamina D é produzida pelo corpo diante da luz solar


A vitamina D tem papel fundamental para o equilíbrio do metabolismo ósseo, atuando na prevenção da osteoporose, já que o cálcio só é fixado no osso na presença do nutriente. Para dar ao corpo as quantidades necessárias dessa vitamina, que tal fazer uma caminhada no começo da manhã ou no fim da tarde? “Banhos de sol são importantes porque grande parte da vitamina D é produzida por causa da exposição ao sol”, afirma a profissional.

A alimentação também é importante para manter os níveis de vitamina D. A substância pode ser encontrada em peixes, como atum, anchova, enguia, salmão e sardinhas, além de ovos, queijo, iogurte, fígado de boi e cogumelos. Em alguns casos, um especialista pode prescrever a suplementação diante da carência do nutriente.

Dra. Caroline Codonho é nutricionista, especialista em Fisiologia e Metabolismo com aplicação em Atividade Física e Nutrição, especialista em Saúde da Família e Comunidade (Medicina Preventiva). CRN: 4 13100445 – http://nutricaocarol.blogspot.com.br/

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
ossos
vitamina-d

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

97 comentários para "Quais são os sintomas da deficiência de vitamina D?"

Cleide sabura

Não tomo sol, detesto sol.

Cuidados Pela Vida

Olá Cleide. Nem todo mundo gosta de Sol, porém, é muito importante para todos os seres vivos. Como falamos na matéria, a luz solar é a maior fonte de produção da vitamina D, que é fundamental para o equilíbrio do metabolismo ósseo, entre outros benefícios. Abraços

Vagnar

Boa tarde … Fiz exames e foi constatado a falta de vitamina D no meu organismo… Porem a médica não passou nada pediu para aguardar o próximo exame…. Que farei em outubro….

Lêda

O sol da manhã e o sol da tarde não “produzem” vitamina D. O horário é entre 10 e 16h, apenas 15 minutos de exposição de braços e pernas, o máximo possível de pele ao sol, sem filtro solar.

Renato

Não tenho tempo de tomar sol, vi que é obrigatório a vitamina d para o organismo, já faço uso da vitamina d3 10000 ui, acompanhada com a vitamina k2 MK7, em pouco tempo só vi grandes resultados na minha saúde.

bel

…oi Caroline,..pode ter alguem pra uma orientação alimentar pra minha mãe ,..90 anos ,..depressiva,….acamada….em Petropolis rj precisamos de um cardapio diario,..com o nome das coisa que devem estar no prato , já balanceadas pelo profissional,….uma necessidade pra nós que não somos nutricionistas,..grata

Zeni

Minha médica falou que é preciso tomar sol ao meio dia..pessoas claras 15 minutos e morenas uma hora de sol..

Cuidados Pela Vida

Olá Vagmar, o ideal é aguardar mesmo o retorno dos seus exames pois cada organismo reage de maneira diferente para cada tipo de tratamento. Abraços

Marinalda Fróes

Estou com carência de vitamina D e prático ciclismo e ginástica,a dois meses,estou tendo câimbras e depressão,só na alimentação correta vai me ajudar a suprir essa carência

Vera Castro

Quantos ui temos que tomar para começar tratamento..??

Amanda

Não tomava sol….hoje tomo um pouco, embora odeie….passei meses menstruando semana sim, semana não… Fazendo tratamentos hormonais, trocando de anticoncepcional… E nada…até um médico pedir dosagem de nutrientes e vitaminas e detectar um déficit severo de vitamina D…comecei a encarar o sol, suplementação, alimentação…. E, meses depois, quando normalizou, a menstruação se regulou sozinha…. Foi na dor, desgaste, que me tendo aos benefícios do sol

Maria Jhoze

Minha vitamina está 19.2 estou sentindo todos esses sintomas é horrível , não aguento mais

Sslma

Tenho hopotiroidismo e deficiência de vitamina D..O médico receitou D prev 50.0000 ..para tomar durante 3 meses. Sinto cansaço e sonolência. .Muita indisposição para fazer exercício físico. .

Patricia

Não posso tomar sol…tenho melasma.o q fazer?

Cuidados Pela Vida

Olá Vera, primeiramente é preciso realizar exames médicos para saber como está sua taxa de vitamina D. Abraços

Cuidados Pela Vida

Olá! Que tal nos contar o resultado do seu tratamento daqui a 3 meses? Ficamos curiosos para saber os resultados! Abraços

Cuidados Pela Vida

Olá Patricia, primeiramente você precisa procurar um médico e realizar exames para avaliar a sua taxa de vitamina D. Existem suplementos vitamínicos que podem suprir essa necessidade, mas eles devem ser recomendados por médicos. Abraços

Tania

Foi constatado por meio de exames que estou com falta de vitamina D e meu médico receitou remédio para tomar em gotas. Porque segundo ele depois dos 50 anos em muito difícil repor com sol….e como não gosto de tomar sol….prefiro a medicação. Só vou saber no próximo exame. ..tomo há 6 meses.

mara

Minha filha tem essa deficiência de vitamina d,toma remédio para reposição,tem problemas na tireóide e parou por um tempo, acho que vou pedir denovo pois o cansaço é muito visível e as dores musculares voltaram,ela tomava o deputado, acho que vou comprar.

Izabel Cristina

Como faço, p adquirir vitamina D pois estou em tratamento p hanseníase. não posso tomar sol pois devido a medicação,já escurecimento muito a pele. .e estou necessitando demais dessa vitamina. meus exames deram níveis baixíssimo dessa vitamina.

Já deixei e não obtive resposta.... chateada...

Não obtive resposta à minha pergunta….

Marlene correa de souza

Tenho falta de vitamina D,agora me vejo com a perna direita , um pouco inchada, o que faço .

Cláudia

Fui ao médico e ele me disse que eu estava com deficiência de vitamina D,ele me aconselhou a tomar Sol,comecei a fazer caminhada,tomei Sol das 7 às 8:30 da manhã,refiz o exame e acabou minha deficiência.Cuidado com o sol após as 10:00 da manhã, câncer de pele.

Renata

Oi, trabalho ate as 14hs, qual horário q posso tomar Sol para repor vitamina D e qto tempo por dia???

Lourdes lima

Muito grata.Adorei.tenho 64 anos.gostaria de um cardapio balanceado.muita dificuldade em perder peso.Faco hidro ginastica.caminhada.obg carinhos

Márcia

Olá fiz uns exames e dentre estava o de vitamina D que dizia que estou com insuficiência a vitamina, que posso tá fazendo pra melhorar!?

Cuidados Pela Vida

Olá Marcele. Recomendo que você procure um médico e após a realização de exames inicie o tratamento para suplementação de vitamina D. Abraços

Cuidados Pela Vida

Olá Cláudia, ótimo depoimento. Abraços

Cuidados Pela Vida

Olá Renata, procure tomar sol após as 16h ou antes das 10h. Abraços

Cuidados Pela Vida

Olá Lourdes. A prática de atividades físicas é muito importante e você faz muito bem e exercer todas essas atividades. Sobre o cardápio eu aconselho que você faça uma consulta com um nutricionista para que ele te indique a melhor dieta. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Olá Mara, é importante que você não interrompa o tratamento sem liberação do médico. Abraços

Lusirene

Tenho deficiência vitamina D meu cabelo está caindo muito

Ivanice Fernandes

Comprei e vou tomar tenho depressao a muito tempo e insonia nao consigo dormir de maneira alguma

Erica

Olá… Tenho deficiencia de vitamina d.. tomo reposicao de 2000ul. Desenvolvi uma doenca auto imune artrite reumatoide… fora outros sintomas de cansaço… sempre detestei sol… hoje me obrigo a tomar alguns minutos de sol. Se soubesse a importancia da vitamina D com certeza teria evitado tantas dores sofridas pela artrite fora a deformacao nos ossos.

Cuidados Pela Vida

Olá Lusirene, a deficiência de vitamina D é muito comum, mas existem diversos suplementos que podem te auxiliar a repor. O que acha de procurar um médico para que ele te indique o melhor suplemento para você?
Abraços

Terezilma

Excelentes, as informações contidas! Parabéns!

marlene

Tomei osteofix. Melhorei bastante. Mas agora. Voltou tudo de novo. Posso tomar cartilax?

Beatriz

Bom dia ☀️, Bom vou falar sobre eu ! Tenho psoríase e a anos era todo tipo de medicação p passar , pomadas , cremes e tudo que via na internet comprava p ver se curava , fiz muitos exames p tomar remédio caro e controlado pelo governo é essa mesma médica que me pediu os exames falou ✌️ se vc tiver chance de tomar sol ☀️ todos os dias 10 minutos de um lado e 10 do outro faça que ajuda mas é o sol das 10 da manhã as 14 horas ,,,,,, fiz e faço ainda todos dias advinha estou sem , e limpa pele morena,,, cancelado medicação e feliz 😊 ainda acompanhada pela médica que ficou surpresa em me ver muito bem controlada só c sol ☀️ a minha psoríase , sol é meu grande amigo !!!

Angela

Tomo no momento 50.000ul de vitamina D, tomo sol 3 vezes por semana, as dores passaram 90%, será que preciso tomar mais sol??

Cuidados Pela Vida

Obrigado Terezilma!

Cuidados Pela Vida

Olá Marlene. Devido a uma recomendação da anvisa não podemos indicar medicamentos.

Cuidados Pela Vida

Olá Beatriz, obrigado por compartilhar a sua história conosco! Um belo caso de força de vontade, disciplina e superação. Parabéns! Abraços.

ANA CECILIA

a falta de vitamina D causa queda de cabelo? Fiz os exames e a minha esta 18,2 e estou com quase todos esses sintomas.

Cuidados Pela Vida

Olá Ana. Sim, a deficiência de vitamina D pode causar queda de cabelo.
Abraços

Cilene

Gostei das informações

Bruno Buzzo

É verdade que toda pessoa pode ingerir até 2.000ui de vitamina D por dia.A vitamina D realmente é muito prescrita e têm se tornardo uma febre nas prescrições.

Sara cortes

Boa noite. ..com a imunidade baixa adquiri a artrite reumatoide aguda, fiz varios exames, tomo muitos remédios, com cortisona, quero saber se posso substituir todos os medicamentos que eu estou tomando e começar a tomar somente avitamina D..preciso de uma resposta. ..obrigado

Ana Lúcia

Olá! Fiz o exame de sangue e o resultado foi 9que a vitamina D estava 9ng/mlConstatei que está bem abaixo do normal como faço para repor está vitamina? E quanto tempo aproximado de tratamento leva?

Cássia Reis

Estou com a taxa de vitamina D 7,4 ng/ml é muito baixa? O que devo fazer? Sinto muita tontura dor nos ossos…

Ana Maria

Estou com 15 de d3,comecei com 50000 e agora 7000 semana,será que resolve?Detesto sol e já estou com osteoporose

Ines

A médica passou vitamina D -ADERA – e banho de sol. Sou morena e adoro sol. Senti todos sintomas citados. Meu cabelo parou de cair, n senti câimbras e depressão. Estou bem melhor graças a Deus.

Gecilene Lima

Fiz o exame para saber como estava a vitamina D porém deu insuficiencia a médica passou DEFORCE, vou fazer outro exame para saber como está após a medicação, não gosto de sol.

David

Quem tá com a vitamina d baixa pode praticar atividade física no caso a natação?

Rosanira Rodrigues da Silva

Lindos o artigo porque estou com dores na articulação do quadril e joelho. Pensei que me fosse útil a nível de tratamento.

sandi

o sol pra fixar Vit D deve ser das 10 as 16 horas sem filtro solar e não pode tomar banho logo que tomar o sol ….

Marli Grecco

Olá D. O meu médico me disse que tenho falta de cálcio no fêmur, nos braços e no quadril. Mas que podia fazer atividades físicas, então continuo com academia. Mas ultimamente estou tendo dores fortes nos joelhos. O que pode ser? Me ajuda tô sem convênio médico e o sus aqui é muito demorado pra exames. Obg!

Neuza Garcia de Sousa

Tenho muita fraqueza palpitações meu exame deu vitamina De baixo é verdade que não pode combater com medicação obrigada

MariaMartins Rodrigues

Tanta gente a reclamar que, pede sugestão, fórmula pergunta e não obtém resposta. Porque será. Gostaria que me respondessem.

michele

olá minha mãe esta tendo muito desanimo cansaço sono e falta de apetite sera q e baixa de vitamina D???

Maria Rosa Rings

Fiz exame recente,estou com 55.56 de vitamina D,tomo 30.000 unidades por semana;é muito?

Inês

Amo sol, com todo cuidado.

Milene

Meu exame de vitamina D deu 16 eu vi que isso quer dizer deficiência, será se resolve só tomando sol???

Olinda lazzeri cavalari

Estou com 13 de faixa de vitamina d minha médica passou 7000U tomei um mês ,começou uma alergia parecendo brotoeja e coça muito ,dia 13 devo tomar novamente,essa alergia pode ser da vitamina? Localização nos dois ante braços

Dalva

Olá já fiz exame e constataram que tenho arte artrose asteospenia e fibromialgia tenho muitas dores não tenho vontade de fazer nada tenho depressão e nunca os. Médicos me receiterão a vitamina D se eu tomar sera que minhas dores vão passar.

Cuidados Pela Vida

Olá Cilene, ficamos felizes que você tenha apreciado a matéria. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Olá Bruno, as doses podem variar de acordo com o resultado dos exames laboratoriais, somente o médico pode avaliar a quantidade indicada para cada caso.

Cuidados Pela Vida

Olá Sara, devido a recomendação da Anvisa não podemos prescrever medicamentos.Orientamos que converse com seu reumatologista para que ele possa lhe indicar o tratamento mais adequado para seu caso. Estimamos melhoras.

Cuidados Pela Vida

Olá Ana Lúcia, toda medicação deve ser prescrita após avaliação médica. Recomendamos que você realize uma consulta. Melhoras

Cuidados Pela Vida

Olá Cássia, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações.Recomendamos que você realize uma consulta. Melhoras

Cuidados Pela Vida

Olá Ines, obrigado por compartilhar sua história conosco! Parabéns pela recuperação. Abraços

Cuidados Pela Vida

Olá David, Recomendamos que você realize uma consulta com especialista, para que ele verifique se será necessário a suplementação da vitamina D e realize uma avaliação física para pratica de esporte. Abraços.

Lídia

Há muito tempo que eu sentia dores nas pernas, nas costas, no lombar, aliás, as dores eram tantas e também, sempre com febre, gripe e sinusite. Até descobrir hoje que estou com a falta de vitamina D. Mas a médica me passou Addera D 1000 vi. Espero ter resultados positivos, pq as pensavam e até me falavam que era o meu psicológico, por isso, eu me sentia assim. Para detectar a deficiência da vitamina levei uns 3 anos para chegar ao resultado e saber a causa disso tudo. Obrigada pela material, ajudou muito. Abraços

Cuidados Pela Vida

Oi Marli, é preciso verificar se a intensidade dos exercícios são os indicados para a sua condição de saúde, por isso é importante o acompanhamento de um educador físico durante a realização dos exercícios.

Cuidados Pela Vida

Olá Neuza, em alguns casos um especialista pode prescrever a suplementação diante da carência do nutriente.

Cuidados Pela Vida

Olá Maria, o tratamento deve ser prescrito após avaliação médica. Recomendamos que você realize uma consulta. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Michele, é necessário que ela realize uma consulta médica para que possa realizar exames laboratoriais.

Cuidados Pela Vida

Olá Maria, somente o médico poderá indicar a quantidade ideal para o seu caso.

Cuidados Pela Vida

Olá Milene, leve o resultado dos exames realizados para o médico que o solicitou, assim ele poderá indicar o tratamento adequado para o seu caso. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Olinda, o ideal é realizar uma consulta com um dermatologista para que ele possa identificar a causa da alergia. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Dalva, a vitamina D é importante para o desenvolvimento, crescimento e manutenção do equilíbrio de uma multiplicidade de órgãos e funções do corpo humano. Ela também é um coadjuvante na prevenção da osteoporose, já que o cálcio só é fixado no osso na presença do nutriente. Siga as recomendações médicas para que tenha melhoras nos sintomas. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Lídia, ficamos felizes que você tenha apreciado a matéria. Abraços.

Beatriz

Até parece que medicos do sus se importam com essas deficiências. Tive que ler muito e chegar a conclusão sozinha que estava com deficiência de D3.Muito cansaço e dores que foram diagnosticados como fibromialgia e apenas com a reposição 10mil ui por 2 meses e hoje sou outra pessoa.obs:sol me dá muita coceira então fujo dele.

Maria Barbosa da Silva

Fui hoje a médica ela falou que a minha vitamina d está muito baixa, gostaria de saber se a imunidade fica baixa tmb?.

Cuidados Pela Vida

Oi Maria, a vitamina D, quando bem ofertada, melhora o crescimento de células imunológicas. A ingestão de vitamina D é essencial para a saúde, seja pela melhora que faz ao metabolismo como um todo ou pela atuação no combate às diversas doenças. Abraços.

Palmira da silva Frazão

Fiz exames rescentimente e constatou a falta de vitamina D bom o medico prescreveu pra mim tomar ADDERA d3 50.000 vou iniciar hj queria saber qual o melhor horário q devo tomar se da alguma reação estranha? Por favor responda me

Rosana

Olá, a pedido médico para a realização de diagnóstico (suspeita de labirintite) fiz vários exames de sangue, dentre eles o de Vitamina B12 e D e o resultado dos dois acusaram deficiência. Tenho tido diversos sintomas relacionados com a deficiência dessas vitaminas, mas os piores são tontura, enjôo, insônia, perda do apetite e dores musculares.

Cuidados Pela Vida

Oi Palmira, não temos como esclarecer sua dúvida pois o medicamento Addera D3 não é fabricado pelos Laboratório Aché e Biosintética. Abraços.

Angel

Falta da vitamina D teria relação com dificuldade pra engravidar?

Cuidados Pela Vida

Oi Rosana, leve os resultados dos exames para o médico que os solicitou, assim ele poderá indicar o tratamento ideal para o seu caso. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Angel, a vitamina D é importante para o desenvolvimento, crescimento e manutenção do equilíbrio de uma multiplicidade de órgãos e funções do corpo humano. Um estudo realizado por pesquisadores na Itália e publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism demonstrou que mulheres com deficiência de vitamina D têm metade das chances de conceber através de fertilização in vitro, em relação àquelas com níveis suficientes dessa vitamina. No entanto, ainda são necessários mais estudos para determinar o papel da vitamina D na fertilidade feminina. É importante consultar regularmente seu ginecologista. Abraços.

celina

sou diabética sinto muitas dores.isso pode ser falta dessa vitamina.

Cuidados Pela Vida

Oi Celina, realize uma consulta com o médico para que possa solicitar exame laboratoriais. Após receber os resultados, ele poderá verificar se você está com deficiência da vitamina e qual a conduta adequada para melhorar os seus sintomas. Abraços.

Elizandra

Preciso tomar vitamina d, mas me senti muito mal todas as vezes que tomei então desisti do tratamento, tenho 57 anos, tomar sol seria suficente?

Cuidados Pela Vida

Oi Elizandra, não indicado que você interrompa o tratamento sem autorização do médico. O ideal é que você retorne em consulta com o médico que o prescreveu e informe sobre as reações apresentadas. Abraços.

Jaine

Tenho lúpus e sou proibida de tomar sol a qualquer hora e o organismo qualquer período de tempo tomo suplemento de vitamina D porém tenho obtido pouco resultado

Cuidados Pela Vida

Oi Jaine, retorne com o médico que receitou o tratamento, assim ele poderá de que forma proceder para suprir as suas necessidade da vitamina. Abraços.

Patrícia

Gostei muito dos relatos aqui, Eu fiz bariátrica e estou com a vitamina D baixa.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.