Para que serve o colágeno nas articulações?


  • +A
  • -A

As proteínas estão entre as macromoléculas mais importantes do corpo humano e, dentre elas, o colágeno ganha destaque devido a sua abundância e versatilidade. Praticamente todos os órgãos contêm colágeno. Ele está presente, por exemplo, no cabelo, nas unhas, na pele e também nas articulações, estruturas muito importantes do sistema musculoesquelético.

 

Colágeno faz parte da composição das articulações

 

“É o colágeno que dá sustentação e elasticidade aos tendões, ligamentos, cartilagens, ossos e outras partes do corpo e, por isso, é tão importante para as articulações”, afirma a reumatologista Mayara Manueira da Silveira. Em quantidades adequadas, o colágeno permite que o corpo se movimente sem provocar atrito entre os ossos, evitando dores.

O colágeno é produzido pelo organismo, mas uma parcela importante dessa proteína vem da alimentação. “É importante levar uma vida saudável e ingerir alimentos ricos em proteína como peixes, carne vermelha, queijo minas, frango, ovos e queijo cottage”, indica a médica. Caso não seja possível obter esse nutriente apenas pela alimentação, a suplementação é um caminho para te ajudar a alcançar os níveis ideais de colágeno.

 

Fabricação de colágeno pelo corpo diminui com o tempo

 

No entanto, com o passar dos anos, o corpo reduz gradativamente a produção de colágeno. É quando essa diminuição começa a acontecer, por volta dos 30 anos, que o consumo de alimentos ricos nessa proteína ganha ainda mais importância. Ao chegar nesta faixa etária, é importante procurar um especialista para descobrir formas de repor essa quantidade que falta, de acordo com as necessidades de cada pessoa.

A falta do colágeno deixa as articulações sem uma parte importante de sua composição. Como consequência, com o tempo, a baixa quantidade da proteína faz com que o corpo sinta dor ao se movimentar, além de facilitar o desenvolvimento de doenças graves, como a osteoartrite, que provoca a inflamação e rigidez das articulações.

 

Dra. Mayara Manueira da Silveira é reumatologista, graduada em Medicina pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), fez residência em Clínica Médica no Hospital Regional de Presidente Prudente (SP) e em Reumatologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e é pós-graduanda em Dor pela Universidade de São Paulo (USP). CRM-PR: 30075

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

10 comentários para "Para que serve o colágeno nas articulações?"

Idazil

Interessante a matéria pois tenho problema de artrose no quadril só uma pergunta pode toma comprimido de colágeno além da alimentação?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Idazil, a suplementação do colágeno as vezes pode ser necessária, quando não é possível obter o nutriente apenas pela alimentação. O ideal é conversar com seu médico para que ele avalie seu caso e, se for necessário, receite um suplemento para que as suas necessidades sejam supridas. Abraços.

Marli

Qual a diferença do colágeno hidrolisado e o Uc2 não hidrolisado. Grata.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marli. O colágeno hidrolisado é aquele que foi quebrado em partes menores pelas moléculas de água para ser melhor absorvido e, assim, melhor aproveitado pelo organismo. Clique no link abaixo e confira uma matéria completa com as informações sobre esse tema. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/o-que-e-o-colageno-hidrolisado

Maxim Behar

Com problemas de artrose (artrite), meu médico receitou tomar DISOFOR Ardro, 1 comprimido por dia, durante 6 meses. Isto é confiável e está correto ? Obrigado

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maxim. Só é possível identificar o tratamento mais adequado para você diante de uma consulta presencial. Para tratar a doença de forma completa e eficaz, é importante seguir a prescrição indicada pelo seu médico. Abraços.

Loudrs

Sinto muitas dores nas articulaçoes o meu médico receitou. Há dois meses estou usando. Estou me sentindo melhor.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lourds. Agradecemos por compartilhar seu relato, e ficamos felizes por saber da sua melhora. Continue nos acompanhando para receber mais matérias e informações como essa. Desejamo sucesso no seu tratamento. Até a próxima.

Rosana

Olá! Ja tive contato com algumas nutricionistas que consideram inútil a ingestão de colágeno como suplemento, pos não seria absorvido pelo organismo. Poderia me esclarecer?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rosana. Agradecemos por compartilhar seu relato. De acordo com o ortopedista Mauricio de Paiva Raffaelli, o colágeno é uma das proteínas mais importantes para o corpo humano, não só por ser encontrado em grandes quantidades no organismo, mas também pela variedade de funções que exerce, seja na pele, no cabelo ou no sistema musculoesquelético. Neste, a proteína age nas articulações, ajudando a manter a saúde destas estruturas e a prevenir a osteoartrite ao ser consumido, especialmente sob a forma de colágeno hidrolisado. Clique no link abaixo e confira uma matéria que aborda esse tema. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/o-que-e-o-colageno-hidrolisado

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.