Para que serve o colágeno nas articulações?


  • +A
  • -A

As proteínas estão entre as macromoléculas mais importantes do corpo humano e, dentre elas, o colágeno ganha destaque devido a sua abundância e versatilidade. Praticamente todos os órgãos contêm colágeno. Ele está presente, por exemplo, no cabelo, nas unhas, na pele e também nas articulações, estruturas muito importantes do sistema musculoesquelético.

 

Colágeno faz parte da composição das articulações

 

“É o colágeno que dá sustentação e elasticidade aos tendões, ligamentos, cartilagens, ossos e outras partes do corpo e, por isso, é tão importante para as articulações”, afirma a reumatologista Mayara Manueira da Silveira. Em quantidades adequadas, o colágeno permite que o corpo se movimente sem provocar atrito entre os ossos, evitando dores.

O colágeno é produzido pelo organismo, mas uma parcela importante dessa proteína vem da alimentação. “É importante levar uma vida saudável e ingerir alimentos ricos em proteína como peixes, carne vermelha, queijo minas, frango, ovos e queijo cottage”, indica a médica. Caso não seja possível obter esse nutriente apenas pela alimentação, a suplementação é um caminho para te ajudar a alcançar os níveis ideais de colágeno.

 

Fabricação de colágeno pelo corpo diminui com o tempo

 

No entanto, com o passar dos anos, o corpo reduz gradativamente a produção de colágeno. É quando essa diminuição começa a acontecer, por volta dos 30 anos, que o consumo de alimentos ricos nessa proteína ganha ainda mais importância. Ao chegar nesta faixa etária, é importante procurar um especialista para descobrir formas de repor essa quantidade que falta, de acordo com as necessidades de cada pessoa.

A falta do colágeno deixa as articulações sem uma parte importante de sua composição. Como consequência, com o tempo, a baixa quantidade da proteína faz com que o corpo sinta dor ao se movimentar, além de facilitar o desenvolvimento de doenças graves, como a osteoartrite, que provoca a inflamação e rigidez das articulações.

 

Dra. Mayara Manueira da Silveira é reumatologista, graduada em Medicina pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), fez residência em Clínica Médica no Hospital Regional de Presidente Prudente (SP) e em Reumatologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e é pós-graduanda em Dor pela Universidade de São Paulo (USP). CRM-PR: 30075

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Para que serve o colágeno nas articulações?"

Idazil

Interessante a matéria pois tenho problema de artrose no quadril só uma pergunta pode toma comprimido de colágeno além da alimentação?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Idazil, a suplementação do colágeno as vezes pode ser necessária, quando não é possível obter o nutriente apenas pela alimentação. O ideal é conversar com seu médico para que ele avalie seu caso e, se for necessário, receite um suplemento para que as suas necessidades sejam supridas. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.