Sentir muita dor nas costas pode ser um sintoma da osteoporose?


  • +A
  • -A

A osteoporose é um problema metabólico marcado pela diminuição da massa óssea, que é a estrutura que compõe todo o esqueleto do corpo. Por causa da doença, os ossos vão se tornando cada vez mais fracos. O surgimento de fraturas é uma das consequências da osteoporose, que também pode provocar dores nas costas, em alguns casos.

Fraturas na coluna podem causar dor nas costas


Sentir muita dor nas costas pode ser um sintoma da osteoporose. A osteoporose causa sintomas somente quando leva a fraturas e, nessa situação, causaria dor. As fraturas podem ocasionar dor nas costas e até diminuição da estatura“, afirma a ginecologista e obstetra Raphaella Bristot. Ao sentir dor, é importante procurar um médico para verificar se é uma fratura que está causando o sintoma.

No entanto, antes do surgimento das fraturas, é improvável que a mulher sinta dor ou apresente qualquer outro sintoma causado pela osteoporose. “Em um estágio anterior à fratura, o indivíduo apresenta apenas redução da massa óssea, o que é assintomático”, explica a profissional. As fraturas costumam surgir no punho, na coluna, no fêmur e no joelho.

Diagnóstico precoce da osteoporose ajuda a evitar fraturas e dor nas costas


A maneira mais eficaz de diminuir o impacto dos efeitos da osteoporose na região das costas é, 
logo no começo da menopausa ou chegando na meia-idade, procurar um médico para receber o diagnóstico precocemente e iniciar o tratamento adequado. “Pode-se tratar os pacientes de risco ainda na fase de osteopenia, que é o primeiro sinal do enfraquecimento do osso”, diz Raphaella.

A busca por auxílio médico precoce também é importante nos chamados de grupos de risco. A ginecologista cita as pessoas com histórico familiar da doença, uso prolongado de glicocorticoides, dores lombares agudas ou crônicas, deformidades no tórax e portadores de doenças crônicas nos rins ou no fígado como exemplos. A recomendação também serve para sedentários, pessoas desnutridas, que fumam, bebem e que acabaram de passar por quimioterapia.

Dra. Raphaella Bristot Silveira é ginecologista e obstetra, graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atua em Florianópolis (SC). CRM-SC: 11396 – facebook.com/draraphaellagineco

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Sentir muita dor nas costas pode ser um sintoma da osteoporose?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.