Como é a sensação de atrito dos ossos em um quadro avançado de osteoartrite?


  • +A
  • -A

A osteoartrite é caracterizada pelo desgaste da cartilagem que protege as articulações que se manifesta com o envelhecimento do corpo. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), de 30% a 50% dos pacientes por volta dos 75 anos sentem dores crônicas. Essas dores, em muitos casos, são provocadas pela sensação de atrito dos ossos ao se movimentarem, já que há pouca ou nenhuma proteção entre eles por causa da doença.

Atrito dos ossos em casos de osteoartrite causa dor e ruídos


A reumatologista Licia Mota explica como o paciente com osteoartrite se sente quando ocorre atrito entre os ossos: “Na hora que ele se movimenta, um osso passando sobre o outro causa a sensação de que existem fragmentos, como areia e pedrinhas soltas dentro da articulação. Muitas vezes, ele
ouve o barulho das crepitações ou estalos e pode ter uma sensação de travamento ou instabilidade”. 

Quando esses fragmentos são grandes ou nos casos em que ocorre a ruptura de uma estrutura como o menisco, eles podem ficar presos dentro da articulação. “Isso pode levar a um movimento de falseio. O paciente sente como se a articulação falhasse. É uma sensação de travamento com dor intensa”, informa a especialista.

Osteoartrite dificulta movimentação do paciente


Esse forte incômodo causado pelo atrito dos ossos e também pela
inflamação que a osteoartrite provoca pode atrapalhar a locomoção do paciente. “Na fase mais avançada da doença, o paciente pode ter dificuldade para se movimentar, tanto pela intensidade da dor quanto pela rigidez que apresenta. Existe uma incapacidade mecânica pelo grau de acometimento da articulação”, alerta a médica. 

Vale lembrar também que, com o tempo, a osteoartrite leva a um enfraquecimento da musculatura que sustenta a articulação. De acordo com a profissional, com o desuso, o músculo em volta da área afetada sofre um processo de atrofia, o que também agrava a dificuldade de movimentação do corpo. 


Dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR):
https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/osteoartrite-artrose/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Licia Mota

Dra. Licia Mota

Reumatologia

CRM: 11149 / DF

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como é a sensação de atrito dos ossos em um quadro avançado de osteoartrite?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.