O sedentarismo pode piorar um quadro de osteoporose?


  • +A
  • -A

As inúmeras campanhas que incentivam o consumo de leite e a prática de atividades físicas buscam atingir públicos de diferentes idades, mas principalmente as crianças e adolescentes. A ingestão de cálcio desde a infância, por meio do leite e de seus derivados, aliada aos esportes, colabora para prevenir um problema que atinge a saúde dos ossos no futuro: a osteoporose.

A doença é caracterizada pela queda na produção de células ósseas com o avanço da idade. Como consequência, a densidade dos ossos diminui e eles se tornam porosos e frágeis. Em pessoas com osteoporose, o risco de fraturas é mais alto: elas podem acontecer durante simples movimentos do dia a dia.

Corpo em movimento

A prática de exercícios físicos é parte fundamental da prevenção e do tratamento contra a doença, já que o sedentarismo contribui para a aceleração da osteoporose. “O sedentarismo pode piorar a osteoporose. Atividades físicas regulares e exercícios físicos contra resistência, como a caminhada e a musculação, melhoram e ajudam na manutenção da qualidade óssea”, explica o ortopedista Paulo Pileggi.

As atividades físicas mais indicadas para quem tem osteoporose são aquelas que promovem a tensão muscular, fortalecendo os músculos e protegendo o esqueleto. A musculação e os esportes que colocam o corpo para trabalhar contra a gravidade, como o vôlei e o basquete, são excelentes opções para impedir a evolução da doença.

A importância do banho de sol

Os exercícios físicos praticados ao livre são mais importantes ainda para a garantir a quantidade necessária de exposição do corpo à luz solar. “É necessário aumentar a ingestão de alimentos ricos em cálcio e entrar em contato com o sol, pois o cálcio e a vitamina D são melhores fixados ao osso quando há exposição ao sol”, afirma o ortopedista.

Dr. Paulo Eduardo Pileggi é ortopedista formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e atua em São Paulo. CRM-SP: 124378

TAGS
obesidade
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O sedentarismo pode piorar um quadro de osteoporose?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.