Saiba mais sobre o colágeno, uma proteína importante no tratamento da osteoartrite


  • +A
  • -A

O colágeno é uma proteína que compõe as cartilagens, estruturas fundamentais para a saúde óssea e articular. Portanto, o aporte satisfatório de colágeno beneficia significativamente essas estruturas, sendo crucial no combate e prevenção de doenças como a osteoartrite, caracterizada pelo desgaste das articulações.

O colágeno faz parte da estrutura da cartilagem e é fundamental na formação e saúde da mesma. Também é de suma importância para que as articulações funcionem normalmente”, afirma o ortopedista Mauricio Raffaelli. O colágeno também é conhecido pelos benefícios que proporciona à pele, garantindo elasticidade e firmeza.

 

Principais fontes de colágeno

 

O desgaste da cartilagem gerado pela osteoartrite faz com que os ossos fiquem desprotegidos, pois esta estrutura fica entre as extremidades dos ossos com o objetivo de impedir que eles se toquem durante os movimentos. Sem a cartilagem, há o choque dos ossos e estes começam a se deteriorar.

Na alimentação, o colágeno pode ser encontrado mais facilmente nas carnes vermelhas e brancas, queijo, ovo, gelatina e geleia de mocotó. Outra forma de obter essa proteína é por meio de suplementos, especialmente quando a dieta já contempla todas as opções citadas e, mesmo assim, é verificada uma quantidade insuficiente de colágeno no organismo.

 

Exercícios também são essenciais no tratamento contra a osteoartrite

 

Além do colágeno, outras medidas também devem ser adotadas no tratamento contra a osteoartrite. A prática de atividades físicas é uma delas. “Deve-se preferir as atividades aquática com baixo impacto, além da realização de exercícios físicos de alongamento e fortalecimento muscular. Você também pode usar medidas físicas, como uso de palmilha e/ou joelheiras para ter mais conforto”, recomenda a reumatologista Regina Von Kirchenheim.

 

Dr. Mauricio de Paiva Raffaelli é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia de ombro e cotovelo e atende em São Paulo. CRM-SP: 101523

Dra. Regina Von Kirchenheim é reumatologista, formada pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e atua em Brasília. CRM-DF: 15137

 

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

20 comentários para "Saiba mais sobre o colágeno, uma proteína importante no tratamento da osteoartrite"

Conceição Teixeira Castro

Gostaria de maiores informações sobre o colágeno. É necessário inseri lo no dia a dia? Eu uso regulamente Artolivre. Atenciosamente Conceição

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Conceição, a suplementação de colágeno prescrita pelo seu médico pode ser uma aliada quando associada a outras formas de tratamento. Na próxima consulta converse com o seu médico para que ele te oriente a respeito. Abraços.

Ada J. G. Rhodes

Gostaria que enviassem vários medicamentos que contém colágeno para eu comprar algum.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ada, somente o médico é o profissional habilitado para avaliar sua queixa e prescrever o produto adequado. Orientamos a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência. Abraços.

Olga

Concordo que os colágenos ajudem mais meus médicos discordam.

Iromar Aguiar

Bom dia. Hoje eu uso Condres receitado pelo meu médico, faço musculação direcionada ao fortalecimento das articulações, se faz necessário acrescentar mais algum outro procedimento ou medicamento?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Iromar, converse com o médico que está te acompanhando para que ele possa te orientar a respeito do seu tratamento. Abraços.

claudio sampaio

estou com desgaste osseo queria receber orientações a respeito desta doença.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Claudio, segue o link de acesso a outras matérias sobre este assunto: https://cuidadospelavida.com.br/busca/osteoartrite
Abraços.

Arlete

Já faço uso do colagem a muitos anos..

Edina Dias Diegues

Tenho desgaste nos dois joelhos….fiz uso de artrolive 3 mesés. …algum resultado…as dores ficaram menos intensa…no momento nada estou usando …..simplesmente vazendo dieta..e caminhando na grama de minha casa….qual outra orientação. .obrigado…

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Edina, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/osteoartrite-exercicios-casa
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Cleuza Pedrosa

Estou fazendo uso de Artrolive, comecei a pouco tempo, estou na segunda caixa de sachês e já estou sentindo melhoras, também faço Pilates que ajudam a fortalecer a musculatura, abraços.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cleuza, desejamos sucesso em seu tratamento! Abraços.

Mariana Amaral

Tive um rompimento de tendão de Aquiles bastante agressivo, conforme o médico informou foi por conta de uma deficiência de colágeno. Realizei um exame de vitamina D e o nível está bem baixo.Apesar de meu traumatologista não instruir ao uso de colágeno, já faço o uso de vitamina D com orientação de um clínico geral e gostaria de saber se há relação entre essas duas coisas.Tenho histórico de hofite no joelho da mesma perna que rompi tendão e também fibromialgia.

sonjasonja

o colágeno foi para mim um santo remédio. não vou deixar de tomar nunca

GEIZA MARIA

olha boa tarde, gostaria de saber com quantos anos agente começa tomar o colageno,e quantas vezes ao dia

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Geiza, existem diversos tipos de colágeno, sendo que cada um possui uma função estrutural específica (elasticidade, resistência, textura, entre outras). O médico após uma avaliação poderá indicar o produto adequado, dose e duração do tratamento. Abraços.

Marli Rocha

Os médicos não receitam o colágeno, já sofri e sofro com o desgaste de cartilagem faz anos e tomo artrolive por minha conta, faz anos e comecei com colágeno comprimidos no ano passado. Tomava 1 comprimido de artrolive por dia, mas como estava com uma dor ardida e muitas vezes bem intensa, passei a tomar 2 comprimidos e mais o colágeno e a dor foi sumindo. Fui ao médico e relatei da dor, aconselhou fazer artroscopia, não lembro se é esse o nome, mas parece que é uma raspagem, limpeza, não concordei, não.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marli, tenha cuidados com a automedicação e você sabia que o medicamento faz parte do nosso programa de desconto? Vá ao médico e depois se cadastre conosco para ter direito ao seu desconto. O cadastro pode ser feito através do site : http://www.cuidadospelavida.com.br ou pelo telefone 0800 777 8432 (seg a sex.das 8h às 20h) ou pelos aplicativos para IOS e Android. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.