Remédios contra osteoporose podem ser usados de forma preventiva?


  • +A
  • -A

A osteoporose é um dos principais problemas ósseos da atualidade e vem despertando cada vez mais a atenção de autoridades médicas brasileiras por causa do aumento da população idosa no país. A doença surge por diversos fatores, mas é parte do envelhecimento natural do corpo e atinge principalmente as mulheres depois da menopausa.

A preocupação com a doença alerta para a necessidade de acompanhamento médico. A osteoporose costuma ser silenciosa, sem causar dor ou sintomas, somente apresentando evidências de sua presença quando um osso é fraturado. Nesse sentido, a prevenção é fundamental para evitar que o problema surja e gere diversas complicações para o organismo.

Como agem os medicamentos contra osteoporose


“Os medicamentos utilizados no tratamento da osteoporose podem ser consumidos de forma preventiva em pacientes que fazem uso prolongado de corticosteroides e que tenham massa óssea diminuída, desde que haja indicação médica”, afirma o ortopedista Paulo Roberto Dias dos Santos.

Existem diversos tipos de medicamentos que atuam contra a osteoporose. Alguns deles têm como foco a diminuição da reabsorção óssea. Ou seja, eles procuram impedir que ocorra a destruição do osso. Já outros estimulam a formação óssea e alguns combinam as duas formas de ação. Todos eles apresentam um objetivo em comum: melhorar a resistência do esqueleto.

Outras formas de prevenção


Além do uso de medicamentos, existem ainda outras formas de prevenção contra a osteoporose. “Sabe-se hoje da importância da ingestão adequada de cálcio e vitamina D, além da prática de exercícios físicos regulares e de uma vida saudável”, explica o médico. É importante também se expor com segurança à luz solar para que o cálcio seja fixado no osso.

 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Paulo Roberto Dias dos Santos

Dr. Paulo Roberto Dias dos Santos

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 33269 / SP

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "Remédios contra osteoporose podem ser usados de forma preventiva?"

Naire

Tomei calcio dos 45 aos 50 anos pois eu tinha osteopenia no osso da coxa. Operei um osteoma frontal no crânio. Deixei de tomar calcio nesses 10 anos. Hoje, aos 60 anos tenho osteoporose. Moro pertinho da praia. Preciso tomar calcio e vitamina D?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Naire. Agradecemos por compartilhar seu relato conosco. De acordo com o geriatra Dr. José Eduardo Martinelli, tanto a osteoporose quanto a osteopenia são descritas da mesma forma: condições que consistem na perda significativa de massa óssea, o que implica na fragilização dos ossos e no aumento do risco de fraturas. A diferença está na intensidade. O diagnóstico da osteopenia indica uma perda de massa óssea leve, enquanto na osteoporose essa perda é bem mais relevante. Só é possível fazer a indicação do tratamento adequado após uma consulta presencial. É indicado que você procure atendimento com o especialista para iniciar o tratamento mais eficaz. Abraços.

Muito boa as matérias sobre a osteopenia e osteoporose. Fiz exames há dois meses e estou fazendo uso de medicamentos com vitamina D. Obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá! Ficamos felizes por saber que tem apreciado nossas matérias. Desejamos sucesso no seu tratamento. Abraços.

Ana

POR QUANTO TEMPO PODE-SE TOMAR O RISEDRONATO ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ana. Para prescrição e orientação completa da utilização de qualquer medicamento, é necessário uma consulta presencial com o ortopedista. Esse especialista realizará a indicação do tratamento de acordo com sua necessidade. Continue por aqui para mais matérias como essa. Até breve.

Cecilia

Que horário e mais adequado pra se tomar cálcio e vitamina D?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cecilia. Para a indicação da utilização do suplemento é importante conversar com seu médico para uma orientação completa e eficaz. Cada paciente possui sua particularidade e somente diante de uma consulta presencial é possível fazer a melhor indicação. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.