Qual é a relação do sedentarismo com a osteoporose?


  • +A
  • -A

O sedentarismo é colocado como um dos fatores de risco para o desenvolvimento da osteoporose, segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria. A relação da falta de prática de exercício físico na rotina com a doença se estabelece pela associação entre músculos e ossos, já que os primeiros estimulam e protegem os segundos.   

Prática de atividade física estimula desenvolvimento ósseo


“Quem é sedentário tem mais probabilidade de desenvolver osteoporose do que quem é ativo. Na inatividade, os músculos não são requisitados e a tração deles sobre os ossos é quem determina e dá o balanço
em remodelação e reabsorção. Quando a pessoa é ativa, isto é, desenvolve alguma atividade física na rotina, os músculo que estão inseridos nos ossos provocam uma força de tração que os torna mais fortes”, explica o geriatra José Eduardo Martinelli.

Segundo o especialista, a osteoporose que se desenvolve pelo sedentarismo, sem que nenhuma atividade física seja desenvolvida, pode ser nomeada de osteoporose por desuso. “Por exemplo, no caso de um paciente que precisou ficar acamado por 90 dias, a falta de tração torna os ossos mais fracos, osteoporóticos”, afirma o médico.

Já a Dra. Aline Ferreira, também geriatra, explica que o exercício físico que gera impacto e/ou tensão constitui um importante estímulo para a formação e fortalecimento dos ossos, pois transmite ao organismo humano a mensagem de que ele precisa aumentar a massa óssea para resistir ao impacto. Além disso, estimula a absorção de cálcio no organismo.

Principais exercícios para prevenir e tratar a osteoporose


“Os exercícios físicos mais indicados são os que provocam grande tensão muscular, como musculação, pilates, treino funcional, hidroginástica resistida, caminhada, trote e corrida”, informa a especialista. “Contudo, apenas o exercício físico não é suficiente para prevenir a osteoporose. Deve haver associação com dieta rica em fontes de cálcio e exposição solar adequadas, além de um acompanhamento médico regular”.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. José Eduardo Martinelli

Dr. José Eduardo Martinelli

Geriatria

CRM: 27875 / SP

Dra. Aline Ferreira Bandeira de Melo

Dra. Aline Ferreira Bandeira de Melo

Geriatria

CRM: 12235 / GO

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Qual é a relação do sedentarismo com a osteoporose?"

Maria

Excelente Gostei muito da orientação Muito obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria. Ficamos felizes em saber que gostou! Continue conosco para mais matérias como essa. Um grande abraço!

Dircelia

No meu caso, já tenho osteoporose estabelecida.Qual exercício indicado?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Dircelia. Os exercícios físicos devem ser indicados por um profissional habilitado, de acordo com seu caso e respeitando seus limites. Sendo assim, recomendamos que realize uma consulta com seu médico de confiança. Abraços!

Maria José Malcher

Matéria excelente, obtive mais orientação sobre alimentação. Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria. Ficamos felizes em poder ajudar! Continue conosco para acompanhar todas as nossas publicações. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.