Qual é a relação entre a osteoporose e a obesidade?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Fábio Segall
- +A
- -A
Segundo uma pesquisa conduzida pelo Ministério da Saúde em 2018, 19,8% dos brasileiros têm obesidade, enquanto o excesso de peso atinge cerca de 55% da população. Esses dois problemas de saúde devem ser combatidos de forma séria porque são fatores de risco para uma série de doenças, como a osteoporose. Entenda a relação entre essas condições.
Pessoas obesas podem ter problemas na formação dos ossos
A presença excessiva de gordura no corpo, uma das características da obesidade, atrapalha a produção da massa que compõe os ossos. “Pessoas que têm mais gordura no fígado, tecidos musculares e no sangue têm também mais gordura na medula óssea, o tecido esponjoso dentro dos ossos em que surgem as células responsáveis pela formação óssea”, afirma o ortopedista Fábio Segall.
“Conclui-se, então, que independentemente do índice de massa corporal, da idade ou da quantidade de exercícios físicos que a pessoa diz fazer, a obesidade tem forte influência sobre a osteoporose”, continua o especialista.
Tratamento da obesidade diminui risco de osteoporose
Vale lembrar que os pacientes obesos e que também têm osteoporose estão mais sujeitos às fraturas ósseas. “Pessoas com obesidade têm risco maior de quedas, por exemplo, exercendo, assim, uma força mecânica maior sobre os ossos, aumentando o risco e a gravidade das fraturas”, alerta o médico.
Fazer o tratamento para obesidade é a melhor maneira de evitar o desenvolvimento da osteoporose e diminuir os riscos de fraturas. De acordo com Dr. Segall, as medidas mais importantes são fazer exercícios físicos e manter uma alimentação saudável. Nos casos de pacientes com outros fatores de risco para osteoporose, a suplementação de cálcio e de vitamina D também pode ser indicada.
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Fábio Segall
Ortopedia e Traumatologia
CRM: 93404-6 / RJ
- Nenhum comentário para "Qual é a relação entre a osteoporose e a obesidade?"
- Seja o primeiro a comentar
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.