Qual é a relação entre a osteoporose e a obesidade?

  • +A
  • -A

Segundo uma pesquisa conduzida pelo Ministério da Saúde em 2018, 19,8% dos brasileiros têm obesidade, enquanto o excesso de peso atinge cerca de 55% da população. Esses dois problemas de saúde devem ser combatidos de forma séria porque são fatores de risco para uma série de doenças, como a osteoporose. Entenda a relação entre essas condições. 

Pessoas obesas podem ter problemas na formação dos ossos

 

A presença excessiva de gordura no corpo, uma das características da obesidade, atrapalha a produção da massa que compõe os ossos. “Pessoas que têm mais gordura no fígado, tecidos musculares e no sangue têm também mais gordura na medula óssea, o tecido esponjoso dentro dos ossos em que surgem as células responsáveis pela formação óssea”, afirma o ortopedista Fábio Segall. 

“Conclui-se, então, que independentemente do índice de massa corporal, da idade ou da quantidade de exercícios físicos que a pessoa diz fazer, a obesidade tem forte influência sobre a osteoporose”, continua o especialista. 

Tratamento da obesidade diminui risco de osteoporose


Vale lembrar que os pacientes obesos e que também têm osteoporose estão mais sujeitos às fraturas ósseas. “Pessoas com obesidade têm risco maior de quedas, por exemplo, exercendo, assim, uma força mecânica maior sobre os ossos, aumentando o risco e a gravidade das fraturas”, alerta o médico. 

Fazer o tratamento para obesidade é a melhor maneira de evitar o desenvolvimento da osteoporose e diminuir os riscos de fraturas. De acordo com Dr. Segall, as medidas mais importantes são fazer exercícios físicos e manter uma alimentação saudável. Nos casos de pacientes com outros fatores de risco para osteoporose, a suplementação de cálcio e de vitamina D também pode ser indicada.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Fábio Segall

Dr. Fábio Segall

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 93404-6 / RJ

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual é a relação entre a osteoporose e a obesidade?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.