De que forma a reabsorção óssea é problemática para pacientes com osteoporose?

  • +A
  • -A

A reabsorção óssea é parte do processo natural de remodelação dos ossos. Este é composto tanto pela reabsorção (dissolução da estrutura óssea), quanto pela formação óssea. No caso dos pacientes com osteoporose, a reabsorção acaba se tornando um problema, pois contribui para a fragilização dos ossos.  

“A reabsorção óssea é problemática nos pacientes com osteoporose, pois nestes o processo se dá de forma mais acelerada. Isso resulta em uma maior perda óssea média ao ano”, explica o geriatra Ricardo Komatsu. Nestes pacientes, portanto, se faz presente uma discrepância, já que a reabsorção é maior do que a formação óssea.  

Importância da reabsorção óssea


É importante, contudo, destacar a importância da reabsorção óssea, já que ela trabalha em benefício da saúde dos ossos assim como ocorre na formação óssea. O desgaste dos ossos é necessário, seja para ajudá-los a se modificar e adaptar ao corpo durante seu crescimento e mudanças constantes, ou para renovar trechos danificados (como microfraturas, por exemplo). 

Prevenção contra osteoporose


Para evitar que a reabsorção óssea seja maior do que a formação óssea, deve-se adotar medidas preventivas contra a osteoporose. Evitar os principais fatores de risco é o passo número um. Portanto, cessar o tabagismo, não consumir bebida alcoólica em excesso, não deixar de iniciar o tratamento da menopausa o quanto antes (
no caso das mulheres) e não deixar de obter nutrientes importantes para a saúde dos ossos (cálcio e vitamina D, principalmente), são medidas necessárias.  

“Dieta saudável, atividade física e controle dos riscos à saúde podem contribuir para a prevenção da osteoporose”, afirma Komatsu. O tratamento medicamentoso também é muito importante nos casos de osteoporose, pois promove a desaceleração do processo de perda de massa óssea. Por último, vale adotar certos cuidados para evitar quedas e eventuais fraturas, as quais pioram o quadro. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Ricardo Komatsu

Dr. Ricardo Komatsu

Geriatria

CRM: 56604 / SP

TAGS
osteoporose
doenca-dos-ossos
problemas-de-ossos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "De que forma a reabsorção óssea é problemática para pacientes com osteoporose?"

Fátima Pereira

E qual seria o melhor remédio p quem tem osteoporose ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Fátima. O medicamento deve ser indicado por um especialista, pois o mesmo irá avaliar a melhor conduta para o seu caso. Sendo assim, é fundamental realizar uma consulta e verificar junto ao profissional os métodos de tratamento disponíveis. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.