Quem tem artrite sente mais dor no frio?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quem tem artrite sente mais dor no frio?

A artrose/ osteoartrose/ osteoartrite é uma doença que leva à degradação progressiva da cartilagem da articulação devido um desequilíbrio entre a formação e a destruição de seus elementos. Muitas pessoas que possuem a doença referem que sentem mais dor quando está frio. Será que existe uma explicação científica ou é apenas coincidência?

Pesquisas têm mostrado que realmente o frio pode piorar a intensidade da dor em pessoas que possuem artrite. Uma possível explicação é que estas pessoas tenham um aumento do processamento do sistema de dor.

Outro motivo pode ser a contração muscular, que é muito comum no frio. Os músculos do corpo contraem-se com o intuito de manter a temperatura corporal constante podendo causar mais dor3.

 

Quais cuidados podem ser feitos para diminuí-la (a dor)?

Após o diagnóstico da artrite, feito pelo médico, ele passará um tratamento. É imprescindível que esse seja seguido corretamente. É importante saber que por ser uma doença crônica, não há cura, isso evitará frustrações com o resultado do tratamento. Mas se seguido adequadamente, ele irá proporcionar uma melhor qualidade de vida, pois impedirá que a doença evolua e que a dor se mantenha intensa, constante ou piore.

Juntamente com o medicamento, é possível utilizar outras modalidades para o tratamento. Perder peso (no caso de pessoas obesas ou com sobrepeso); iniciar atividade física (conforme orientação do médico e com supervisão de um profissional habilitado – fisioterapeuta ou educador físico); fazer fisioterapia; utilizar palmilhas, bengalas, goteira elástica; sentar-se, agachar-se, movimentar-se de maneira ergonômica; são medidas que auxiliam no manejo da dor.

Informações: Central Saudável Saber

TAGS
artrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Quem tem artrite sente mais dor no frio?"

Tania Mara

Tenho artrite, mas sinto mais dor quando está calor e não no frio.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.