AchèAchè
    search
    Título

    Quando devo procurar a suplementação de cálcio?

    Uncategorized

    Por

    O cálcio é um dos principais elementos encontrados nos ossos e nos dentes e é adquirido por meio da alimentação. Mas, algumas pessoas mantêm dietas pobres no nutriente e o corpo acaba recebendo uma quantidade do mineral abaixo do necessário. Nestes casos, um médico ou nutricionista pode recomendar a suplementação do cálcio, devido a sua importância para a saúde do organismo.

    Mulheres são mais afetadas pela falta de cálcio


    “A
    suplementação de cálcio é indicada quando há carência deste mineral, mas ela deve ser feita de forma criteriosa”, afirma a nutricionista Suely Iglesias. Segundo a especialista, a falta de cálcio pode causar espasmos musculares e nervosos, raquitismo e até osteopenia, condição anterior à osteoporose, que enfraquece os ossos e facilita o surgimento de fraturas.
    Este reforço feito por meio da suplementação é indicado mais frequentemente para as mulheres depois da menopausa. É a partir desta fase da vida que as mulheres começam a desenvolver osteoporose, devido às mudanças hormonais. Estar em contato direto com a luz solar por 10 a 15 minutos diariamente também é uma atitude importante, já que é assim que a vitamina D, que ajuda a fixar o cálcio nos ossos, é sintetizada pelo corpo.

    Cálcio atua na coagulação sanguínea e na contração muscular


    “O cálcio representa 2% do peso de um indivíduo adulto saudável, sendo que 90% se concentra nos ossos”, explica a profissional. Mas, além de estar no esqueleto humano, ele também exerce funções em outras áreas do corpo: participa das contrações musculares, do processo de coagulação sanguínea, da absorção da vitamina B12, da secreção de insulina e da liberação de neurotransmissores.

    Além da suplementação, é importante adquirir hábitos saudáveis em relação à alimentação, já que uma dieta balanceada oferece, na grande maioria dos casos, a quantidade recomendada do mineral. “O cálcio é encontrado na sardinha, no gergelim, nas amêndoas e nos grãos, como o grão-de-bico e feijão, além de queijo, leite e ovo”, diz Suely. Salsa, rúcula, brócolis e couve-manteiga também são fontes do nutriente.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes